Home|Notícias|Patrulha da Chuva: Agentes da Defesa Civil seguem em alerta durante inverno rigoroso
12/07/2018 16h05

Os agentes municipais patrulham os rios, igarapés e locais com riscos de alagamento. Nível do rio Branco também preocupa.

Jornalista: Edson Ribeiro

As ações da Operação Patrulha da Chuva têm sido intensificadas devido às fortes chuvas dos últimos dias. São trabalhos de monitoramento, orientação e remoção de moradores de locais alagados ou com possibilidade de alagamento.

Neste período, onde o nível do rio Branco já chegou a 8,34 m, nível considerado acima da cota de permanência, ou seja, além do normal que é de 6 metros, somado a geografia plana da cidade, as galerias precisam de mais tempo para escoar as águas das fortes chuvas.

Além da elevação do nível do rio Branco, o acúmulo de lixo doméstico descartado incorretamente nas galerias também contribui para entupir bueiros e bocas de lobo, o que compromete o escoamento das águas.

Para diminuir os transtornos, a Prefeitura de Boa Vista trabalha durante todo o ano preparando a cidade para que os transtornos do período do inverno sejam os menores possíveis.

A Defesa Civil Municipal recomenda que os moradores próximos aos rios e igarapés

fiquem atentos a elevação rápida do nível da água. Ao perceber que o rio está subindo o morador deve sair o quanto antes para evitar transtornos.

A gente recomenda que saiam antes que as coisas fiquem piores, ou liguem para Defesa Civil, pois estamos preparados para agir a qualquer hora do dia” garantiu o diretor da Defesa Civil Municipal, Amarildo Gomes.

Telefones – Os canais de contato da Defesa Civil Municipal, em caso de situação de emergência, são pelos telefones (95) 3628-9121 e pela Central de Atendimento 156 da Prefeitura de Boa Vista.