Home|Notícias|Saúde - Vigilância Sanitária apreende medicamentos e materiais irregulares em Boa Vista
12/07/2018 10h21
Materiais e medicamentos vencidos foram apreendidos pela Vigilância Sanitária de Boa Vista
Jornalista: Jamile Carvalho

Em uma ação de fiscalização com o Conselho Regional de Medicina (CRM) e a Polícia Civil em uma residência no Bairro dos Estados, equipes da Vigilância Sanitária Boa Vista apreenderam grande quantidade de medicamentos e materiais hospitalares utilizados de forma irregular e vencidos.

De acordo com o diretor da vigilância sanitária de Boa Vista, Fernando Matos, os fiscais foram acionados pelo próprio Conselho de Medicina, que já havia sido acionado por uma denúncia anônima de exercício irregular da profissão de uma mulher de nacionalidade venezuelana que atuava com procedimentos de oftalmologia e estéticos.

“Fomos acionados pelo CRM-RR para fiscalizar os medicamentos, materiais e equipamentos utilizados. Encontramos mais de 50 itens, como medicamentos vencidos, alguns deles expirados desde 1996 e diversos materiais utilizados de forma irregular, sem nenhuma higienização, com risco de contaminação”, afirma Fernando.

Todos os medicamentos vencidos e materiais foram levados até a sede da Vigilância Sanitária de Boa Vista para serem catalogados e posteriormente levados até o Aterro Sanitário para serem incinerados e descartados. A suspeita de exercer a profissão de forma irregular foi encaminhada ao departamento de polícia onde foram tomadas as devidas providências.

O diretor alerta a população para o cuidado com esse tipo de situação. “É preciso que as pessoas fiquem atentas para esse tipo de serviço oferecido e não ajudem a fomentar. É preciso alertar porque muitas vezes o barato sai caro, pois nesse caso os procedimentos estavam sendo oferecidos sem nenhum cuidado, colocando assim em risco a saúde das pessoas”, afirma o diretor da vigilância.