Transporte Urbano

Transporte público - Usuários são beneficiados com mudanças e ampliação de rotas em Boa Vista

O tempo de chegada a alguns destinos reduziu até 40 minutos em relação ao antigo itinerário.

Por Edson Ribeiro

19/07/2018

No último domingo, 15, a Prefeitura de Boa Vista colocou em prática o novo sistema de circulação de ônibus na capital. Com as adaptações, há linhas, por exemplo, que o tempo de chegada ao destino reduziu até 40 minutos em relação ao antigo itinerário. Dentre os benefícios, os passageiros não precisam mais pegar dois ônibus para chegar a certos destinos.
Diego Fernandes Vasconcelos agora está economizando dinheiro com as novas rotas
A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) também implantou duas novas linhas circulares com 14 ônibus que fazem os percursos mais diretos. Eles saem do Conjunto Cidadão e Paraviana e percorrem vários bairros da cidade. Os passageiros dessas linhas têm uma redução de tempo para chegada ao destino de até 20 minutos. Além de diminuir o tempo de espera e do percurso, os usuários, em alguns trechos, também estão economizando dinheiro com menos passagens.
“Antes eu gastava R$ 14,40 para ir e voltar da minha casa no bairro São Francisco até o Jóquei Clube, pois tinha que pegar dois ônibus para ir e dois para voltar. Eram quatro passagens. Agora pego apenas um para ir e outro para voltar. Isso sem falar que ficou bem mais rápido para fazer o mesmo trecho” explicou o estudante Diego Fernandes Vasconcelos.
Para a senhora Carmem Lúcia, que mora no Conjunto Cidadão, zona Oeste, e trabalha no bairro São Francisco, zona Norte, as mudanças foram para melhor. “Dependo do ônibus para trabalhar todos dos dias, de segunda a sexta-feira, e antes demorava para o ônibus chegar, agora não está atrasando, está melhor, tomara que continue assim”, observou Carmem.
Adaptação - Para tirar dúvidas neste período de transição, a prefeitura disponibiliza equipes do programa Braços Abertos no mini terminal Luiz Canuto Chaves e terminal José Campanha Wanderley, ambos no Centro. Elas orientam os passageiros que ainda não se habituaram com os novos itinerantes. Além disso, foram instalados avisos em todas as paradas de ônibus referentes às novas rotas.
Novas Linhas

Antes

Agora

112 – Caçari/ Equatorial