Agricultura e Pecuária

Agricultores do P.A. Nova Amazônia aprendem sobre as boas práticas de produção de silagem

Dois silos foram instalados na propriedade do agricultor Alziro Reis que também possui rebanho leiteiro e utilizará o material produzido para a alimentação dos animais

Por Emanuele Pasqualotto

17/08/2018

Na tarde desta quinta-feira, 16, no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, Polo 1, a Prefeitura de Boa Vista por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smai), promoveu um dia de Campo com o tema: Silagem de milho, com objetivo de transmitir aos agricultores as boas práticas da produção do alimento para rebanho bovino leiteiro ou de corte.
Cerca de 20 agricultores participaram da ação. O secretário municipal de Agricultura Marlon Buss explicou que este processo é importante principalmente na estiagem. “Pequenos agropecuaristas muitas vezes se vêem sem opções no período de seca para alimentar o gado, o que compromete a produção de leite e também a engorda do rebanho. Com este dia de campo nós estamos mostrando a eles como transformar, verticalizar e valorizar também o que foi feito na lavoura, podendo com certeza almejar maior lucro”, destacou.
Cerca de 20 agricultores participaram da ação
O diretor técnico da Smai, Fábio Guths foi quem conduziu as explicações técnicas sobre todas as fases da produção da silagem. “A silagem começa desde a escolha da área, de preferência próxima ao silo, escolha da variedade de milho a ser plantada (própria para silagem) e a forma de plantio, o que influencia diretamente na hora da produção. O diferencial da silagem de milho é o grão, quanto mais grãos tiver, mais proteína terá o alimento e melhor será a silagem, o que contribuirá significativamente para nutrição animal, fornecendo energia, proteína e minerais”, enfatizou.
O agricultor Alziro Reis declarou que conseguiu tirar o máximo de aproveitamento do dia de Campo e que agora com certeza conseguirá melhorar a qualidade da alimentação do seu rebanho. “As informações que recebemos foram de grande valia para o meu trabalho. Posso dizer que me sinto muito satisfeito por ter o apoio da Prefeitura por meio da secretaria de agricultura tanto na minha lavoura, que está trazendo resultados muito satisfatórios, quanto nas orientações para o processo de silagem. Estou muito otimista para os resultados em um futuro próximo”, concluiu.
Silagem - Trata-se do produto oriundo da conservação de forragens úmidas (planta inteira) ou de grãos de cereais com alta umidade (grão úmido) através da fermentação em meio anaeróbico, ambiente isento de oxigênio, em locais denominados silos. Em média, após o material ser depositado no silo, compactado e vedado, leva até 21 dias para poder ser utilizado na alimentação animal, levando-se em consideração os procedimentos técnicos adequados para conservação de forma correta.
É possível, no caso da propriedade do seu Alziro no P.A Nova Amazônia, que um hectare renda em média 80 toneladas de silagem e seja suficiente para tratar dez vacas durante oito meses de estação seca, com uma produção média de 250 litros de leite ´pr dia. O resultado é o melhor possível: a qualidade da alimentação do rebanho e um lucro estimado em aproximadamente R$ 200 mil com a venda do leite.