Esportes

Beneficiária do programa Bolsa Atleta é campeã brasileira de boxe

A pugilista de 18 anos conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Boxe, ocorrido no último fim de semana em Cuiabá (MT).

Por Naira Sousa

14/08/2018

Graças ao incentivo da Prefeitura de Boa Vista, por meio do programa Bolsa Atleta, muitos jovens estão tendo a oportunidade de competir fora do Estado e trazer títulos importantes para capital. No último final de semana, foi a vez da estudante Suzany de Sá, 18 anos, entrar para a história do boxe local ao conquistar a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Boxe, ocorrido no último fim de semana em Cuiabá (MT).
A pugilista venceu a baiana Virginia de Oliveira por 4x1 na primeira luta. Na segunda fase, derrotou a paraense Francielly Santos, novamente por 4x1. E na grande final, venceu a paranaense Daniela Lopes, em um placar de 5x0.
Além da medalha, Suzany recebeu o troféu de Melhor Atleta da categoria Juvenil até 51kg. Para a estudante, que conheceu o boxe há três anos nas aulas oferecidas na Vila Olímpica Roberto Marinho, vencer o Campeonato não foi uma tarefa fácil, mas isso prova o quanto seu esforço valeu à pena.
“Foram três lutas consideradas fortes. Isso mostra o quanto me dediquei. Ter uma medalha de ouro é uma satisfação, mas nada disso seria possível se não fosse a ajuda do Bolsa Atleta, pois o programa contribuiu muito para meu crescimento, principalmente me dando condições para competir fora de Boa Vista”, disse Suzany.
Suzany e sua mãe, Denise: "De cara ela se identificou com o boxe e hoje orgulha a família e a cidade"
A prefeita Teresa Surita afirma que o esporte sempre teve um foco especial em sua gestão, pois representa importante contribuição com a formação profissional e social dos jovens, além de incentivar práticas saudáveis de vida.
“Ver esses atletas representando Boa Vista e trazendo títulos para nossa capital é um sentimento de orgulho. Sabemos a importância desse incentivo para que eles possam se dedicar mais e poder mostrar todo o potencial que temos em nossa cidade”, disse a prefeita.
A mãe da estudante, Denise da Costa, ressaltou que se surpreendeu com a evolução da filha no boxe. “Eu que tomei a iniciativa de levar ela à Vila. Logo de cara, ela se identificou com o boxe, fez uma aula inicial e já ficou. Depois disso, só dedicação e agora orgulho para a família e para nossa capital”, frisou.
Prêmios conquistados no campeonato: melhor atleta na categoria Juvenil
Bolsa Atleta – O incentivo é usado exclusivamente para ajudar a custear as despesas com alimentação, material esportivo, taxas de inscrição em competições, transporte, e outras despesas relativas ao desempenho esportivo. A intenção é que os atletas se dediquem com exclusividade aos treinamentos e competições locais, sulamericanas, panamericanas, mundiais, olímpicas e paraolímpicas.
No total, 29 atletas boa-vistenses e sete técnicos são beneficiados. O patrocínio é custeado pela Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec). A categoria adulta recebe o valor de R$ 800 reais e a categoria juvenil R$ 500 reais. Um total de R$ 22.710,00 de investimento mensal.
Escolinha de Esportes – A Escolinha de Esportes da Vila Olímpica disponibiliza uma oportunidade única aos jovens que queiram praticar gratuitamente umas das modalidades de esporte oferecidas no local, que são elas: natação, boxe, judô, caratê, jiu-jitsu, futebol, ginástica rítmica, capoeira, vôlei e recreação infantil. As atividades acontecem nos períodos manhã, tarde e noite.