Serviços Públicos

Boa Vista conta com mais de 1.080 pontos de iluminação led

O moderno sistema de iluminação é mais eficiente, durável e econômico, contribuindo com a segurança pública e com a beleza da cidade .

Por Emanuele Pasqualotto

09/08/2018

A Prefeitura de Boa Vista tem investido bastante para garantir maior segurança à população, modernizando toda a rede de iluminação pública das praças e das principais avenidas da cidade. Com um sistema mais eficiente, durável e econômico, a iluminação led também torna ainda mais bela a capital Boa Vista. Ao todo já são mais de mil pontos em toda a capital.
Entre os locais atendidos com a modernização da iluminação estão Orla Taumanan, Complexo Ayrton Senna, Praças das Águas, Mané Garrincha, João Mineiro, Igreja Matriz, Fábio Paracat, Praça dos Bambus, Centro Cívico, Barreto Leite, Praça da Bandeira e da Cultura, totalizando 724 pontos instalados.
As vias que registram maior tráfego de veículos também tiveram o sistema de iluminação substituído. Entre elas estão Alameda Antares (ponte Jardim Caranã - Cidade Satélite), vias ao redor da Praça do Cambará,  Av. Sol/Jardim (Cidade satélite), Av. João Alencar (Jardim Floresta),  Av. Padre Anchieta (ponte Silvio Leite - Cidade Satélite) e Av. Parimé Brasil (Jardim Caranã), totalizando 365 pontos.
O serviço de substituição da rede de iluminação é executado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA). De acordo com a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, a meta é abranger mais bairros da capital.
“Tendo em vista os benefícios que as lâmpadas led trazem em termos de economia e preservação do meio ambiente, além de deixar nossa cidade mais bonita, nós estamos trabalhando em um cronograma que deverá atender outros sete bairros, incluindo locais novos e outras avenidas que recebem grande fluxo de veículos e pessoas. Além, claro, de o local que recebe essa iluminação ficar bem mais bonito, mais iluminado”, destacou a prefeita.
Ao todo serão substituídos e modernizados mais de cinco mil pontos de iluminação em locais como os bairros Said Salomão, Senador Hélio Campos, Conjunto Pedra Pintada, Equatorial, Aeroporto, Loteamento Nova Esperança, Loteamento das Oliveiras, Cidade Satélite, Bela Vista, João de Barro, Pintolândia e avenida Ataíde Teive.
Confira os principais benefícios da iluminação de Led
Aproveitamento maior de energia – Lâmpadas de led têm aproveitamento de energia 80% maior em comparação à iluminação incandescente, com 95% de aproveitamento da sua energia e apenas 5% desperdiçados na forma de calor. Isso faz com que o led também seja economicamente mais viável.
Vida útil maior – Estima-se que o led possa durar até aproximadamente 50.000 horas. Isso quer dizer que, caso você deixe uma lâmpada led acesa 24 horas por dia, demoraria 4 anos para ter que trocá-la, e caso deixasse acessa 8 horas por dia, poderia durar até 17 anos.

Benefícios para o meio ambiente – O led não possui elementos tóxicos na sua composição, ao contrário das lâmpadas incandescentes, que possuem tungstênio, o que deixa resíduos prejudiciais ao meio ambiente quando descartadas de maneira irregular em rios e aterros. Além disso, o led é 100% reciclável e reduz para um terço a emissão de carbono em relação à iluminação tradicional.
Funcionamento em baixa voltagem – Por também funcionar em baixa voltagem, a iluminação LED pode ser usada no ambiente externo, ao ser conectada a uma fonte de energia solar. Essa não é só uma alternativa de iluminação renovável e limpa, mas é também uma opção quando se trata de áreas rurais ou locais mais afastados, onde as redes elétricas são precárias.
Design mais flexível – A tecnologia do LED permite que se produza energia eficiente em qualquer formato. Lâmpadas LED podem criar os mais variados efeitos, além da possibilidade de controlar a intensidade, cor e distribuição da luz. Essa flexibilidade é um dos motivos pelos quais o LED pode ser usado em diferentes tipos de ambientes e para diversas utilidades, como aviões, semáforos, ruas, avenidas, praças e até a sala da sua casa.