Tecnologia

Boa Vista é a 1ª capital do Brasil a implantar Robótica Educacional em todas as escolas

O Programa de Utilização de Materiais Manipuláveis vai atendervalunos do 1º ao 5º ano que vão utilizar desde peças até a fase de programação e funcionamento dos robôs.

Por Naira Sousa

13/08/2018

Boa Vista é a primeira capital no Brasil a implantar a Robótica Educacional, com materiais manipuláveis, em todas as escolas públicas. Na cerimônia de abertura nesta segunda-feira, 13, pais e alunos da Escola Municipal professora Carmem Eugênia Macaggi conheceram um pouco sobre o projeto, que antes só era oferecido na sede do CCTI, e agora se expande atendendo a mais de 38 mil alunos.
“É um passo muito importante que a educação está dando hoje, pois a tecnologia é a linguagem atual, as crianças já convivem com isso. Não poderíamos deixar de acompanhar esse desenvolvimento e oferecer essa oportunidade aos estudantes das nossas escolas. O cuidado com a primeira infância, com a educação das nossas crianças é uma prioridade em Boa Vista”, destacou a prefeita, Teresa Surita.
A prefeita falou ainda dos benefícios da Robótica na vida dessas crianças. “Além de contribuir no aprendizado, a metodologia ajuda as crianças a trabalharem em equipe, ter mais agilidade, serem criativos, estimula o raciocínio lógico e fará com que os alunos tenham ainda mais interesse em sala de aula”, disse.
Por meio do Programa de Utilização de Materiais Manipuláveis, as unidades vão receber mais de três mil kits engino, os quais serão utilizados em sala de aula. Serão atendidos alunos do 1º ao 5º ano. Para cada idade, haverá um material específico de utilização que vai desde peças de montagem  até chegar ao nível da fase de programação e funcionamento dos robôs.
O projeto vai atender 100% dos alunos do 1º ao 5º ano das escolas municipais.
Gestores e professores foram capacitados para desenvolverem o projeto. Além disso, eles vão receber auxílio de outros profissionais durante período de adaptação, para que não fiquem dúvidas sobre o uso do material.
O vice-prefeito e secretário da Secretaria Municipal de Tecnologia e Inclusão Digital, Arthur Henrique Brandão, destacou que o projeto vai trabalhar no aprendizado das crianças, auxiliando as metodologias em todas as disciplinas.
“A Robótica desperta o interesse dos alunos dentro da sala de aula, ou seja, ganha a atenção deles. E é essa a ideia da utilização dos materiais manipuláveis, fazer com que eles aprendam e se dediquem às novas tecnologias”, explicou Arthur.
A estudante do 4º ano, Mariana Costa, participou da aula inaugural. O interesse da estudante nos primeiros contatos foi contagiante. “Estou encantada com tudo isso e na expectativa para aprender a montar os robôs, pois só nessa primeira aula já consegui me identificar bastante com o kit ”, comentou.
O que é o projeto?
Desde 2016 que o CCTI desenvolve o projeto Robótica Educacional que é uma atividade extracurricular que ensina a tecnologia e outros conhecimentos por meio do lúdico, ou seja, consiste basicamente em elaborar e interpretar programações para os robôs.
Só neste ano, o Centro já disponibilizou mais de 400 vagas para alunos de escolas municipais e privadas.
Foto: Igorh Martins