Educação municipal ganha reforço com posse de novos servidores

Foram empossados nesta quinta-feira, 9, 21 novos assistentes de aluno e um professor arte educador, aprovados no concurso de 2014.

Por Shirleia Rios

09/08/2018

Com a inauguração de novas unidades de ensino em Boa vista, a prefeita Teresa Surita aumentou o quadro de servidores efetivos do município. Nesta quinta-feira, 9, ela deu posse a 21 novos assistentes de aluno e um professor arte educador, aprovados no concurso de 2014 e que agora passam a compor o quadro de servidores da Secretaria Municipal de Educação.
Deste concurso de 2014, já foram chamados além do número de vagas imediatas previsto no edital 664 assistentes de alunos e 242 arte educadores. Desse total, foram chamados todos os aprovados para as vagas imediatas e outros 340 servidores que estavam no cadastro de reserva.
“Uma das áreas que a gente mais avançou desde 2013 foi a educação.  Construímos 34 novas escolas e há mais chegando aí, além de reforma e ampliação. Das 120 escolas que Boa Vista tem hoje, nós trabalhamos em 70 delas. Isso mostra o compromisso que temos com a educação. Hoje temos outra realidade na merenda, no material escolar, nas pessoas chamadas pelo concurso”, contou a prefeita.
Ela acrescentou que a chegada dos novos profissionais vem para somar com a educação de qualidade que o município já oferece às crianças e que a gestão municipal quer dar o melhor para que as crianças sejam bem formadas na mais importante fase da vida, que é a primeira infância.
“Esses novos profissionais vêm para um lugar muito importante, que é principalmente o cuidado nessa fase da vida das nossas crianças. A responsabilidade é muito grande, mas não faltará apoio, incentivo, capacitação e condições de trabalho, porque hoje temos uma condição de oferecer todo suporte para desenvolverem esse trabalho com a expectativa e a esperança na qual desejam”, frisou.
A parceria dos servidores é primordial para fazer de Boa Vista uma cidade cada vez melhor. Agora esses profissionais participarão de capacitações e receberão todo treinamento necessário para desempenharem suas funções.
“Eu estou extremamente emocionada por esse momento, pois é a realização de um sonho. Espero agora desenvolver meu papel da melhor forma possível e que o meu trabalho passa contribuir positivamente para a educação das nossas crianças”, disse a nova professora arte educadora do município, Raiane Gomes.
De 2013 a 2018, foram empossados mais de 3.500 novos servidores, 2.100 somente na área de educação, que representa 70% de todos os convocados da prefeitura. Atualmente, o município conta com 9.711 servidores. Desses, 5.876 são estatutários.

Novo Concurso – Na ocasião, a prefeita Teresa Surita anunciou um novo concurso para a educação. O edital será lançado ainda neste mês e contemplará as áreas de pedagogo, cuidador de aluno e professor de educação física. Serão oferecidas mais de 700 vagas para o certame.
Incentivo – A prefeitura aumentou recentemente a Gratificação de Incentivo à Docência (GID) de R$ 500 para R$ 600. Em Boa Vista, os profissionais são reconhecidos nacionalmente com premiações. Os servidores que se destacam recebem 14º e 15º salários.