Em cinco anos, Boa Vista recebeu quase 160 km de novo asfalto

As obras de infraestrutura do município eliminaram 25 pontos críticos de alagamentos garantindo mais acessibilidade e segurança a motoristas e pedestres.

Por Shirleia Rios

09/08/2018

As obras de infraestrutura que a Prefeitura de Boa Vista vem fazendo desde 2013 em vários bairros da cidade já alcançaram cerca de 160 km de pavimentação onde antes não havia asfalto, mais de 110 km de drenagem – eliminando 25 pontos críticos de alagamentos -, 82 km de recapeamento onde o asfalto estava desgastado pelas ações do tempo e quase 180 km de calçadas, garantindo a acessibilidade e segurança de pedestres.
Mas Boa Vista ainda precisa de mais. Por isso, após o término do período chuvoso, a prefeitura dará início a um pacote de obras que já foi licitado para a execução de pavimentação de ruas e avenidas nos bairros Professora Araceli, Centenário, Senador Hélio Campos, Jardim Tropical, Jardim Primavera, Nova Cidade e Bela Vista. O que está possibilitando esse investimento é a parceria com o programa Calha Norte, do Governo Federal.
Av. Canuto Chaves, no bairro Paraviana
Outras ruas dos bairros: Professora Araceli, Centenário, Senador Hélio Campos e de mais 11 bairros: Jardim Floresta, Cinturão Verde, Operário, Joquei Clube, Alvorada, Santa Luzia, Pintolândia, Aeroporto, União, Caranã e Cidade Satélite, também serão contempladas com pavimentação em outro pacote de obras, desta vez por meio da parceria com o Ministério das Cidades.
O projeto está em fase de licitação e a previsão é de que até o final do ano os serviços comecem a ser executados. No total, as obras serão executadas em mais de 100 trechos de ruas e avenidas. Em alguns deles, também serão construídas calçadas, meio fio e sarjeta.
“Temos trabalhado muito para garantir o melhor para a nossa cidade e para as pessoas que vivem aqui. Sabemos que muitas sonham em ver sua rua asfaltada, por isso vamos dar início a mais um pacote de obras de pavimentação. Sabemos que ainda temos muito a fazer, por isso estamos buscando recursos e parcerias para que possamos atender na nossa gestão um número maior de bairros com esse serviço”, disse a prefeita
Teresa Surita.
Av. Turin, no bairro Centenário: obras de infraestrutura em toda a capital
As obras de drenagem chegaram recentemente a vários bairros da zona Oeste de Boa Vista, dentre eles: Buritis, Nova Cidade, Senador Hélio Campos, Cidade Satélite, Centenário, Jóquei Clube, Conjunto Cidadão e Bela Vista e dois da zona leste, Caçari, Paraviana. São obras que depois de prontas, as pessoas esquecem, mas elas têm papel importantíssimo no escoamento das águas das chuvas, através das bocas de lobo e canais de escoamento. É importante que a população continue colaborando e evite jogar lixo nas ruas, pois isso entope bueiros e causa transtornos a quem mora em áreas propícias ao acúmulo de águas.