Educação

FEMIC 2018 - Escola Nova Canaã representou Boa Vista na Feira Mineira de Iniciação Científica

Os alunos apresentaram o projeto "Transformando o Óleo de Cozinha em Sabonetes Artesanais", destaque da Feira Estadual de Roraima.

Por Ceiça Chaves

17/08/2018

Esta semana, Boa Vista foi bem representada na 2ª Feira Mineira de Iniciação Científica (2ª FEMIC 2018), que ocorreu no município de Mateus Leme, estado de Minas Gerais. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Nova Canaã, montaram um estande para exposição do projeto "Transformando o Óleo de Cozinha em Sabonetes Artesanais", destaque da Feira Estadual de Roraima em 2017, na modalidade Eja.
Participaram a professora da turma, Edileusa Holanda, e as alunas Maria José Costa e Maria de Fátima Silva em companhia dos técnicos da Secretaria Municipal de Educação, Filomeno Sousa e Shirlene Figueiredo. O projeto da escola foi o 1º colocado na categoria EJA, da Feira Estadual de Ciências de Roraima 2017, promovida pela Universidade Estadual de Roraima (UFRR). Como parte da premiação, os alunos participaram deste evento em Minas Gerais.
O projeto sustentável visa a reciclagem do óleo de cozinha para a produção de sabonetes artesanais, que além de contribuir para a renda familiar, diminui o impacto no meio ambiente. A reciclagem do resíduo, evita transtornos nas redes de esgotos, contribui na preservação do solo, do ar, rios, córregos e nascentes, reduzindo assim o impacto ambiental.
A gestora da escola, Wera Lúcia Sousa, se diz orgulhosa da turma que, segundo ela, já são vencedores por terem se destacado na Feira Estadual. “Estou muito feliz porque é a única escola da rede municipal participando e segundo informações também é a única da modalidade EJA do país, ali representada. Realmente tivemos uma boa ideia com esse projeto que hoje está sendo apresentado lá fora, com muito orgulho”, ressaltou.
O evento teve início dia 14 e se encerrou nesta sexta-feira, 17, com a premiação dos vencedores. Como a categoria EJA não competiu, as representantes de Boa Vista receberam um certificado de participação. Além da exposição dos projetos aos visitantes, os participantes também contaram com palestras, oficinas, minicursos e apresentações artísticas e culturais.
O trabalho vencedor da FEMIC 2018 na modalidade Educação Infantil é de uma escola municipal de Alto Alegre, mas poderia ter sido o projeto da Escola Martinha Thury, que ficou em primeiro lugar na Feira Estadual de Ciências de Roraima, em 2017. A escola municipal foi automaticamente credenciada mas não foi ao evento, deixando o lugar para a segunda colocada participar, a do município de Alto Alegre.
FEMIC 2018 - A Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC) é um movimento pedagógico independente e multidisciplinar de incentivo à ciência, tecnologia e inovação no ambiente das escolas públicas e privadas brasileiras, com ênfase em Minas Gerais. O evento foca na promoção e no estímulo de jovens pesquisadores da educação básica para o direcionamento de projetos de Iniciação Científica nas diferentes áreas do conhecimento. Uma das afiliadas da Femic é a Feira Estadual de Ciências de Roraima.
A FEMIC é realizada pela Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica (AMPIC) e pelo Núcleo de Educação e Pesquisa em Educação, Meio Ambiente e Saúde (NEMAS) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE-UEMG), com parceria da Prefeitura Municipal de Mateus Leme e apoio e patrocínio de vários segmentos da sociedade.