Educação

Festival de Xadrez - Mais de 170 alunos da rede municipal de ensino participam de competições

O xadrez faz parte do currículo escolar básico, desenvolvendo na criança aspectos como memória, imaginação, concentração e inteligência.

Por Ceiça Chaves

09/08/2018

A Secretaria Municipal de Educação promove nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10, a 2ª edição do Festival de Xadrez da rede municipal de ensino. São 178 alunos competindo entre si, e representando as 32 escolas municipais participantes. O evento será o dia todo, na quadra de esporte da Escola Municipal Newton Tavares, no bairro Calungá.
Para esta edição, estão envolvidos mais de 30 servidores da coordenação, gestores e professores de Educação Física das escolas municipais. Em dois dias, serão seis rodadas de jogos até o resultado final, que deve sair no final do dia desta sexta-feira, 10, com a premiação dos vencedores. Todos os participantes receberão medalhas de participação e os vencedores do 1º ao 5º lugar de cada categoria (feminino e masculino), receberão troféus.
Mais de 30 servidores municipais atuam na coordenação e organização do evento
O aluno Arthur Cavalcante, 10 anos, da Escola Municipal Carlos Raimundo Rodrigues, ressaltou que está confiante e que treinou bastante para conquistar as primeiras classificações no festival. “Não fui bem no ano passado, mas isso me serviu de experiência. Hoje estou mais preparado para vencer. Treinei bastante para isso e espero conseguir um bom resultado para minha escola”, disse.
Vencedora da categoria feminina do ano passado, Beatriz Fernanda esteve presente nesta quinta, pela manhã e disse está torcendo para a escola que ela fez parte o ano passado e também foi ela quem treinou os participantes deste ano. “Estou muito feliz e confiante com essa turma que hoje representa a Escola Centenário de Boa Vista. Sou apaixonada pelo xadrez e meu intuito é transferi meu conhecimento e prática com meus colegas”, disse.
O xadrez é um jogo de estímulos e respostas, onde se desenvolve a capacidade cognitiva do jogador. Pedagogicamente, o jogo faz parte do currículo escolar básico, desenvolvendo na criança aspectos como memória, imaginação, concentração e inteligência. De acordo com o coordenador de Educação Física da secretaria, Admilson Nascimento, o intuito é incentivar o esporte na escola, identificar talentos, bem como integrar a comunidade escolar num só evento esportivo.
“O festival é uma excelente prática complementar, pois interage com diversas disciplinas escolares como a matemática, a história e até idiomas. É uma prática que estimula também a imaginação, a organização, o planejamento, e trabalha valores como responsabilidade, autoconfiança, respeito ao adversário e paciência”, ressaltou.
O sucesso em 2017
Em 2017, O Festival de Xadrez Escolar aconteceu no dia 23 de Junho, na Escola Municipal Professor Carlos Raimundo Rodrigues e foi organizado e coordenado pela Semc, por intermédio da Coordenação de Ensino Fundamental e Coordenação de Educação Física Escolar. O evento contou com a participação de 234 alunos matriculados nas 39 Escolas de Ensino Fundamental da rede de ensino.