Home|Notícias|FQA - Pais aprendem a importância do vínculo familiar desde a gestação
09/08/2018 17h57
FQA - Pais aprendem a importância do vínculo familiar desde a gestação

Wellington Coelho acompanhou a esposa, Ildeane: "Procuro estar sempre presente e temos descoberto muitas outras emoções juntos". (Fotos: Fernando Teixeira)

Jornalista: Jéssica Costa

A participação dos homens durante a gravidez e nos primeiros dias de vida dos filhos tem se tornado cada vez comum com o passar dos anos, principalmente graças ao debate sobre a importância da primeira infância no desenvolvimento infantil. Pensando nisso, o Programa Família Que Acolhe (FQA) preparou nesta quinta-feira, 09, uma programação especial para os pais, maridos e acompanhantes das beneficiárias.

Os pais assistiram vídeos sobre a importância do vínculo familiar e também dos primeiros cuidados com o bebê, ressaltando que esta responsabilidade cabe ao casal, não apenas à mãe. Durante a manhã, cerca de 20 pais participaram deste momento. No período da tarde, outros 15 acompanharam as esposas e foram presenteados com uma lembrancinha preparada pela equipe do FQA.

Ildeane Silva de Abreu está no último trimestre da gravidez do seu primeiro filho. O esposo, Wellington Coelho, será pai pela segunda vez, mas não esconde que a ansiedade e a expectativa são iguais à da primeira. “Meu primeiro filho já tem 5 anos e, por me considerar um pouco mais experiente, procuro ajudá-la no que posso, orientando com base nas experiências que já vivi. Procuro estar sempre presente e temos descoberto muitas outras emoções juntos”, destacou Wellington.

A participação dos pais nos primeiros dias do bebê é imprescindível, pois, além de colaborar para o bem-estar do filho, o pai pode ficar ao lado da mãe em um momento em que ela ainda se sente fragilizada, cansada e em processo de adaptação à chegada do filho. O pai é uma referência muito importante para a criança, que busca uma figura para observar e se espelhar.