Gestantes celebram maternidade com enxovais entregues pelo Família Que Acolhe

Por Ceiça Chaves

13/08/2018

A maternidade é um momento mágico na vida de uma mulher e também é uma fase de muitas dúvidas e ansiedade. Com o intuito de orientar essas mães e tornar essa fase ainda mais prazerosa, o Programa Família que Acolhe busca oferecer às mães e seus filhos a assistência necessária, desde a gestação até os seis anos de idade. Entre os serviços oferecidos está a entrega de enxovais, que ocorre mensalmente às gestantes que completam 8 e 9 meses de gestação.
A entrega de agosto foi feita nesta segunda-feira, 13, a cerca de 160 gestantes. Entre elas, estava a jovem Gabrielly Nunes, 20 anos, que já está na reta final da gestação. Ela está ansiosa com a chegada da sua primeira filha, Isis Victória, fruto da união com o esposo Lucas Gomes, 26. Para ela, desde o cadastro até esse momento, o FQA tem sido uma “mãe acolhedora”. E os conhecimentos adquiridos com o programa a tem deixado mais tranquila e preparada para o parto.
“Eu não tenho palavras para descrever esse momento e essa atenção dada pela Prefeitura de Boa Vista. Realmente, é um programa completo, que me deixou mais tranquila para enfrentar os desafios de uma gestação. Já vamos para a maternidade, preparadas para o parto e retornamos sabendo como cuidar do nosso bebê. Isso não tem preço”, disse.
Para ter direito ao benefício, a gestante deve ter, no mínimo, 70% de participação nos encontros mensais, que ocorrem conforme a idade gestacional. Em todos os encontros são abordados assuntos relacionados ao desenvolvimento saudável do bebê, fortalecimento do vínculo afetivo e desenvolvimento da primeira infância. O kit contém bolsa, banheira ergométrica, produtos de higiene, fraldas de pano e descartáveis, roupinhas variadas, manta, lençol para berço e toalha de banho.
“Pedimos que elas tenham esse índice de frequência justamente para incentivar a participação delas nos encontros. E quanto mais participarem, mais conhecimento elas vão absorver sobre o desenvolvimento da primeira infância, vindo praticar os estímulos desde o ventre, que é o objetivo do programa”, ressaltou Elane Florêncio, psicóloga do FQA.
São ofertados também serviços na área de saúde, com marcações de consultas, exames, atendimentos com pediatras, enfermeira, assistentes sociais, psicólogas, planejamento familiar, entre outros. O Família que Acolhe investe na futura geração e já beneficia, hoje, mais de 11 mil famílias, dessas cerca de 1,4 mil mulheres estão gestantes.
Cada beneficiária tem a oportunidade de participar de aproximadamente 30 encontros a contar da data de realização do cadastro, enquanto gestante, até o bebê completar dois anos de idade. Após este período, dependendo da assiduidade no programa, a criança já é encaminhada para as creches municipais.