Projeto escolar promove integração entre pais e filhos em sala de aula

Através do projeto Amor Presente, os pais dos alunos assumem por uma hora a sala de aula do filho onde compartilham suas experiências, principalmente relacionada à profissão.

Por Ceiça Chaves

10/08/2018

Como forma de integrar família, alunos e educadores, a Escola Municipal Centenário de Boa Vista, no bairro Aparecida, vem desenvolvendo um projeto inovador com seus alunos. O projeto Amor Presente, que existe desde 2016, tem o desafio de convidar os pais dos alunos a assumirem por uma hora a sala de aula do filho, com todo o planejamento elaborado por eles.
As aulas são adaptadas à realidade de cada família. São atividades variadas, onde alguns falam a respeito de sua profissão. É comum acontecer contação de histórias, exibição de filmes, oficinas de culinária, artesanato e pinturas, brincadeiras e gincanas. Até teatro com o tema saúde bucal já foi feito, idealizado por uma mãe odontóloga.
O guarda civil Roberto Oliveira e a servidora pública Klíssia Oliveira, pais de Guilherme Melo: "Foi a reunião de duas importantes instituições: a família e a escola"
A professora da turma acompanha e auxilia no processo com suporte pedagógico para que os pais se sintam tranquilos enquanto estiverem a frente das aulas. Ao final da aula, as crianças agradecem a visita e refletem sobre a importância do momento. Os pais recebem certificado de participação e colaboração com a escola.
Nesta sexta-feira, 10, foi a vez do Guarda Civil Municipal, Roberto Oliveira, 38, e a servidora pública, Klíssia Oliveira, pais do pequeno Guilherme Melo, 6, assumirem a turma do 1º Ano B da escola. Eles discutiram o tema “A importância da Água para o corpo humano” e ao final, cada aluno ganhou uma caneca dos pais, com o qual brindaram com água a aula especial que tiveram.
“Esta foi a primeira vez que fomos convidados a participar do projeto. Achei muito interessante e dinâmico, porque são duas instituições importantes juntas para o desenvolvimento da criança, que é a família e a escola. Isso só reforça a ideia de que os pais devem ser os principais parceiros da escola”, disse.
Em 2017, 85 pais aceitaram o desafio do projeto e colaboraram com a escola, e este ano, foram 21 participantes até o momento. A coordenação escolar observou que muitos pais passaram a ter um olhar mais sensível à realidade do filho, do educador em sala de aula e também da escola. Em relação às crianças, constatou-se o vislumbre, a segurança que a criança sente ao ver o seu responsável tendo interesse nas suas práticas ao ponto de visitar a escola.
“É muito prazeroso ver que os pais abraçaram a ideia e se preparam bastante para darem uma aula agradável. Isso é muito positivo para a criança, que se sente amada, protegida e sabe que tem alguém olhando por ela, que não seja só o professor na sala e o pai em casa”, disse a professora da turma, Gilda Antunes.
Desenvolvimento da Primeira Infância
Esta é uma das ações que trabalha um novo olhar para o desenvolvimento da primeira infância, proposta trazida para a Educação Municipal por meio do Programa Família que Acolhe (FQA). As unidades de ensino do município estão inseridas neste contexto, através de capacitações e treinamentos na intenção de melhorar as práticas educacionais.
Os profissionais se reúnem em encontros pedagógicos, num trabalho articulado das redes de saúde, educação e social. Em um destes encontros surgiu a necessidade de integrar os pais à escola.