Esportes

Vila Olímpica Roberto Marinho sedia primeira clínica de maratona aquática

Cerca de 90 atletas da natação, a maioria da Escolinha de Esportes da Vila participaram de dois momentos, um com aula teórica e outro com a prática na piscina.

Por Emanuele Pasqualotto

18/08/2018

A sexta-feira, 17, foi de muito aprendizado pelos lados da Vila Olímpica Roberto Marinho. Cerca de 90 atletas de natação, a maioria deles da Escolinha de Esportes da Vila participaram da Primeira Clínica de Maratona Aquática. Nome dado a modalidade esportiva da natação praticada em águas abertas.

Os atletas participantes receberam orientações do treinador/professor de natação Silvio Monteiro, especialista na modalidade. A atividade foi dividida em duas partes, com aula teórica e a prática na piscina.
Foto: Fernando Teixeira
Essa modalidade pode ser praticada em águas oceânicas (mares), lagos ou rios. O percurso em que o atleta deve nadar, geralmente, é de longa distância. Os nadadores que praticam esta modalidade esportiva devem ter muita resistência física, que é adquirida com treinamento intensivo e conhecimento de técnicas específicas para este tipo de natação.
O coordenador da Vila Olímpica Roberto Marinho, Josiel Matos destacou que o intuito do evento é despertar o interesse dos atletas e alunos da escola de natação da Vila Olímpica. “Nós tivemos quase 100 inscrições, desses, a metade foi de alunos que praticam e treinam na Vila. Ficamos felizes em saber que os alunos têm interesse na modalidade”, frisou.
O nadador Rodileno Ribeiro Solidader treina há dois anos e participa de competições na categoria máster. Ele disse que está empolgado e interessado em praticar a maratona aquática. “Vim participar da clínica para adquirir conhecimento e intensificar o meu treinamento para que eu possa competir nesta modalidade. Meu treinamento aqui na Vila tem sido intenso. Até já participei de uma competição em rio e agora, quero melhorar ainda mais o meu tempo e o meu condicionamento”, disse.
Os interessados em praticar a modalidade podem procurar a coordenação da Vila Olímpica Roberto Marinho e obter mais informações.
Foto: Claudia Ferreira