Estudantes do CCTI iniciam preparação para Torneio de Robótica em Manaus

Até o dia do torneio, os alunos vão receber orientações de profissionais sobre o tema da competição “A vida dos astronautas”.

Por Naira Sousa

13/09/2018

A Equipe Elite de “Robótica Educacional” formada por estudantes do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) da Prefeitura de Boa Vista, está se preparando para mais uma importante competição. Dessa vez, será a Etapa Regional Norte do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), que vai acontecer no dia 31 de novembro, em Manaus (AM).

Com o tema Into Orbit (“Em órbita”), a competição vai abordar a vida no espaço, em que os jogadores deverão buscar respostas para questões diversas, como tornar a rotina de um astronauta mais agradável em longas viagens espaciais, resolver o problema da escassez de água e de alimentos e como tornar a vida do viajante espacial menos cansativa do ponto de vista psicológico.

Com base nas respostas encontradas, os competidores vão elaborar um projeto de pesquisa que será apresentado no torneio, além dos robôs criados para a competição. Segundo a instrutora Keila Costa, este é o momento de conhecer o tema, buscar informações e conversar com profissionais indicados para esta temporada.

“Todas as atividades estão sendo realizadas conforme o edital do torneio. Esta semana trouxemos uma profissional da área da psicologia para tirar todas as dúvidas deles sobre o tema ‘A vida dos astronautas’. Os resultados foram positivos, pois eles elaboraram perguntas interessantes sobre o assunto e tiveram respostas que vão ajudar na elaboração do projeto”, explicou.

Por sua vez, a psicóloga convidada, Karina Maranhão, se surpreendeu com as perguntas dos alunos e garantiu que eles estão prontos para apresentar um trabalho excelente no torneio. “São crianças inteligentes. Souberam elaborar perguntas e todas às dúvidas sobre o assunto foram tiradas”, comentou.

A turma, composta por 25 estudantes, contará no torneio com dez representantes de Boa Vista: Luciano Sampaio, João Ribeiro, Reldson Souza, Matteus Andrade, Sophie Nascimento, Ereu Santana, Hugo Santos, João Henrique Dias, Lucas Costa e Karinny Feijó.

Matteus Andrade faz parte da equipe e o tema lhe chamou muito a atenção, uma vez que ele também sonha um dia em ser astronauta. “A maioria das pessoas se importa com o físico do astronauta, o que pode acontecer com ele, mas não percebem a importância de saber sobre seu psicológico. Por isso, trouxe essas perguntas e gostei das explicações, que esclareceram sobre a rotina do profissional que vai para o espaço”, disse.

O torneio - O Torneio de Robótica First Lego League é a etapa brasileira de um programa internacional de exploração científica que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. A cada ano, estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos. Na última temporada, os desafios foram abordagens sobre uso e do transporte da água.