Educação

Leitura desde o Berço - O hábito de ler com os filhos fortalece o vínculo familiar

O Programa estimula a leitura em família por meio de encontros e projetos desenvolvidos na sede do Família Que Acolhe e nas Casas Mãe.

Por Ceiça Chaves

12/09/2018

Quando começar a ler para as crianças? De acordo com o programa Família que Acolhe, os primeiros estímulos da leitura devem se iniciar ainda no ventre da mãe. Esta é a orientação repassada a todas as beneficiárias através do programa Leitura desde o Berço. O programa veio somar e acrescentar no cotidiano de muitas famílias hoje para contribuir com o melhor desenvolvimento de seus bebês.


A auxiliar administrativa, Késsia da Silva, de 19 anos, integrou essa rotina de leitura com o filho Caio Guilherme, de 2 anos. Com quatro meses de gestação, e com apenas 16 anos, ela começou o acompanhamento no FQA, onde aprende que a leitura, o canto e a conversa são formas de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.  Assim, o bebê se familiariza com a voz da mãe.


“Hoje, eu vejo a importância da leitura para o meu filho. São coisas que a gente aprende e vê resultados em casa. O FQA me ensinou isso e muito mais. Sempre digo que o programa representa minha segunda casa, pois foi onde me acolheram desde a gestação, até hoje. Frequento todos os meses, buscando orientações que fortaleçam a minha estrutura familiar”, declarou a jovem mãe.


Os benefícios d o hábito da leitura com crianças são muitos. Gera autoconfiança, desenvolve a linguagem, transmite crenças e valores positivos, melhora a compreensão e ensina a ouvir, aproxima os filhos de seus pais, estimula a criatividade, mostra culturas diferentes, ensina como agir diante de situações difíceis e ajuda a lidar com emoções.


A psicóloga Jheime Veras é uma das palestrantes do programa e é responsável pelos encontros de famílias com crianças de 2 e 3 anos de idade. Um dos temas abordados nas turmas é “Desenvolvendo a Leitura na Família”. Uma das dicas dada aos pais é que, para a criança se interessar pela história, é necessário criar uma rotina de leitura desde os primeiros momentos de vida do bebê. A leitura precisa estar envolvida em qualquer momento, seja na amamentação, no banho, antes de dormir, durante as brincadeiras.


“Ensinamos aos pais maneiras criativas de fazer isso em casa com as crianças. Fazer um cantinho da leitura, presentear os filhos com livros; no aniversário da criança, colocar na lista de presentes. Não é só brinquedos. A leitura antes de dormir tranquiliza a mente da criança. Isso é ser presente na vida do filho. Não precisa ser 24 horas. É só tirar um tempo de qualidade para ler e interpretar uma história para ele”, disse.


Hábito de ler é primordial


No Família que Acolhe, o tema é sempre abordado nas palestras. Mas dois momentos são específicos: nas turmas de bebês de quatro meses e das crianças de 1 ano e 4 meses. Nestes encontros são feitos a sensibilização das famílias para a prática da leitura. Quanto mais cedo a criança for estimulada, mais fácil será na hora da aprendizagem em idade escolar. E também com as gestantes, sempre reforçando que o bebê sente tudo o que a mãe sente, e ouve a voz da mãe.

O estímulo do Leitura desde o Berço também se estende às Casas Mãe. Todas as 33 unidades e as 38 turmas maternais das escolas Proinfâncias desenvolvem um projeto denominado “ Livro Viajante ”. Todos os dias, um aluno é sorteado para levar para casa um livro de historinha, um caderno de registro e lápis de cor. Os pais leem as histórias e a criança registra no caderno o que entenderam da historinha, seja em forma de desenho, pintura ou rabiscos.