Educação

Programa “TCERR e a Cidadania” é apresentado aos alunos da Escola Laucides de Oliveira

Por Jéssica Costa

21/09/2018

Os alunos da Escola Municipal Laucides Inácio de Oliveira encerraram a semana de um jeito diferente. Teatro e música fizeram parte das atividades promovidas pelo programa “TCERR e a Cidadania”, uma promoção do Tribunal de Contas de Roraima (TCERR), por meio de sua Escola de Contas (Escon). A Escola Laucides foi a única escola da Rede Municipal a ser escolhida neste primeiro momento.

O programa tem o objetivo de aproximar a Corte de Contas da sociedade, por meio da comunidade escolar, difundindo a atuação da instituição como órgão de controle e fomentando o controle social. O evento contou com a presença dos gestores, professores e alunos da escola, além de representantes do TCERR, da Escon e a equipe responsável pela elaboração e desenvolvimento do programa.

A solenidade de abertura teve a presença da presidente da Escon, conselheira Cilene Salomão, e da diretora da escola, professora Uzielita de Oliveira Cardoso. A palestra “Programa TCERR e a Cidadania” foi ministrada pelas auditoras fiscais de contas públicas do TCERR, Maria do Perpétuo Socorro e Valdélia Vieira. Na ocasião, foi exibido ainda um vídeo do tema abordado. Alunas do 5º ano apresentaram uma esquete falando da história do TCERR e, por fim, todos participaram de uma batalha de rap.

“Foi com grande satisfação que recebemos a notícia de que nossa escola havia sido contemplada para a apresentação deste programa. É um trabalho social, onde o aluno vai poder entender qual o verdadeiro significado e objetivo do Tribunal de Contas, além de fazê-los se sentirem como parte da sociedade. As crianças ficaram muito empolgadas e se mostraram bastante participativas”, destacou a diretora Uzielita Cardoso.

De acordo com Cilene Salomão, presidente da Escon, esse programa foi pensado e preparado com muito cuidado e carinho até o momento de ser apresentado as crianças. “Como o objetivo era entrar na comunidade escolar, pensamos em uma forma mais simples de mostrar o trabalho do TCERR e foi aí que surgiu um gibi”, comentou. Foi feita uma entrega simbólica o Gibi do TCERR a diretora da escola.

Com o intuito de facilitar ainda mais a compreensão sobre o trabalho do TCERR, os artistas MC Frank e 7Niggaz foram convidados para cantar o rap do TCERR. “O rap simplifica o conteúdo que é mostrado nas apresentações. As crianças acabam aprendendo de forma mais descontraída e divertida aquilo que muitas vezes parece ser complicado”, destacou MC Frank. A letra da música, de autoria do servidor do TCERR Antônio Marcos da Silva, foi impressa e distribuída entre os alunos presentes.

Rhyanna Tyhfane, aluna do 5º ano, foi uma das estudantes que participou da peça de teatro. “Quando fui convidada pelo meu professor a participar, fiquei muito feliz. Tive que pesquisar e estudar bastante, no começo não foi muito fácil, mas agradeço a oportunidade em participar deste evento e de adquirir novos conhecimentos”, destacou.

O programa

Teve seu planejamento iniciado no final de 2017 e terá duração de três anos, com base no desenvolvimento de ações pedagógicas em escolas de ensino fundamental das redes municipal e estadual nas esferas pública e privada, alcançando, em sua primeira fase, alunos do 5º ao 9º ano.

Posteriormente o trabalho será estendido aos ensinos médio e superior e às entidades de classe (conselhos sociais, sindicatos e associações). As atividades a serem desenvolvidas incluem apresentações culturais, palestras, distribuição do Gibi do TCERR, criado para o programa, e de um rap, que explica de forma simples o que é e como atua o TCERR, além de visitas dos estudantes à instituição em dias de sessão plenária.