Seminário de Educação Especial discute direito à inclusão no aprendizado

O objetivo foi promover reflexões acerca da inclusão nos processos de desenvolvimento que ocorrem no âmbito do Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE),

Por Jéssica Costa

21/09/2018

O Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE), em parceria com a Coordenação de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Smec) , organizou entre os dias 20 e 21 o seminário “O Direito a Inclusão e a Inclusão de Fato: os (des)caminhos da Educação Especial”, com o objetivo de promover reflexões acerca da inclusão nos processos de desenvolvimento que ocorrem na instituição, com ênfase nas possibilidades advindas dos serviços ofertados e nos aspectos dos limites de atuação das políticas públicas.

O seminário também celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, nesta sexta-feira, 21, e está em consonância com o previsto no Projeto Político Institucional do CMIEE, cuja oportunidade também está em sintonia com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que completou 10 anos em 2018.

De acordo com a gestora do CMIEE, Francimar Fernandes, o seminário surgiu com o intuito de mostrar o trabalho do Centro. "Não somos um hospital e nem uma escola. Então, de fato, o que fazemos na prática? A ideia é mostrar a importância de cada atividade dentro do Centro, como a Terapia Ocupacional, a Psicologia, o Serviço Social, entre outros. Fizemos este seminário para que os profissionais da rede conheçam e fiquem a par de todos esses serviços", destacou.

Raquel Moreira, professora da sala multifuncional da Escola Municipal Ioládio Batista da Silva, falou da experiência em trabalhar com crianças que tem necessidades especiais. “Sou professora há oito anos e, há um, me dedico exclusivamente a sala multifuncional. É uma experiência magnífica, enquanto profissional, participar destes encontros e vivenciar os avanços. As crianças ficam extremamente felizes quando conseguem realizar atividades e nós, enquanto profissionais, ficamos duplamente realizados”, ressaltou.

Raquel Moreira: "É uma experiência magnífica, enquanto profissional, participar destes encontros e vivenciar os avanços"

No primeiro dia foram apresentadas as palestras: “O Direito a Inclusão e a Inclusão de Fato: os (des)caminhos da Educação Especial”, “Práticas e Resultados do AEE no Centro Municipal Integrado de Educação Especial”, “O exercício profissional do Assistente Social no Centro Municipal Integrado de Educação Especial” e “Educação Especial: Experiências Profissionais em Psicologia”.

No segundo e último dia de atividades, foram discutidos os temas: “Caminhos e Possibilidades”, “Possibilidades de ação da Terapia Ocupacional na Educação Especial” e “Atuação Fonoaudiológica em crianças e adolescentes com necessidades especiais no CMIEE.

Como funciona o CMIEE?

O CMIEE tem por objetivo ofertar atendimentos especializados que visam garantir que o estudante com necessidades educacionais especiais possa desenvolver o máximo possível de suas potencialidades, através de atendimentos especializados nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e terapia ocupacional, voltados para o fortalecimento das habilidades que o mesmo consegue desenvolver.

Além disso, há ainda o Atendimento Educacional Especializado (AEE), que visa complementar o trabalho pedagógico desenvolvido na escola regular, com os atendimentos de LIBRAS, Estimulação Visual/BRAILE, Psicopedagogia e AEE/Austismo.

Enquanto os estudantes aguardam os atendimentos, é proporcionado a eles o serviço da Brinquedoteca, um espaço lúdico no qual são desenvolvidas atividades de Recreação, Artes e Música. A instituição também atua junto às escolas de educação básica através de palestras e orientações técnicas junto à comunidade escolar, auxiliando na inclusão dos estudantes da educação especial atendidos nesta unidade.