Saúde

Setembro Amarelo - Fórum reúne profissionais para debater ações de prevenção ao suicídio

Por SEMUC

21/09/2018

As atividades alusivas ao movimento Setembro Amarelo continuam acontecendo pela Prefeitura de Boa Vista. E na manhã desta sexta-feira, 21, a unidade básica de saúde do São Vicente promoveu o II Fórum da Rede de Apoio a Prevenção ao Suicídio, no auditório do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI).

No encontro participaram profissionais de saúde e representantes da sociedade civil que fazem parte do bairro São Vicente. A ideia, de acordo com a enfermeira e coordenadora do evento, Nayllana Alvares é reforçar as medidas para sensibilizar e prevenir quanto o suicídio.

“Nós convidamos todos que fazem parte das redes de educação, religiosa, familiares, vizinhos do bairro e poder judiciário para conversar e reforçar o apoio nessa causa. Essa é uma tarefa que deve ser feita a muitas mãos. Não conseguiremos fazer sozinhos. A atenção profissional e social é de muita importância para tentar resolver ou até eliminar essa situação”.

A unidade promove o encontro anualmente e esta é a segunda edição, com a participação de empresários, técnicos e profissionais de saúde e outros representantes de instituições. Os temas abordaram desde os fatores de risco e intervenções preventivas até o papel dos pais e dos educadores na prevenção do suicídio na adolescência e terceira idade. O encontro apresentou ainda o fluxo de referência para o Centro de Atenção Psicossocial da prefeitura de Boa Vista, CAPS II.

A educadora social do CRAS São Francisco, Fabiana Nogueira Guimarães participou do evento e destacou que esse é um tema que precisa ser bastante debatido. “Trabalho com crianças, jovens, adolescentes e até idosos e me deparo com diversas situações, casos de risco, de depressão, são inúmeros os fatores que levam esses jovens e até idosos a se decidirem pelo suicídio e nós precisamos estar preparados e ter muita sensibilidade para identificar todas essas situações”.

As atividades alusivas ao Setembro Amarelo continuam durante toda a semana, nas unidades básicas de saúde e escolas da capital. Confira abaixo a programação restante da campanha.

Programação - Setembro Amarelo

Caps II – NASF – A ação vai acontecer no auditório da PMBV

24.09 - Tarde

Palestra: Agressividade, a utilização de armas