Agricultura e Pecuária

Febre aftosa - Mais de três mil animais foram imunizados nas comunidades indígenas

16 comunidades indígenas foram atendidas pela campanha de vacinação no município de Boa Vista.

Por Emanuele Pasqualotto

23/10/2018

A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, promovida pela Prefeitura de Boa Vista por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smai), se encerrou na última quarta-feira, 17, com a imunização de 3.308 cabeças de gado nas 16 comunidades indígenas atendidas pelo município.

Os técnicos da Smai também aplicaram vermífugo de primeira linha, além da imunização de 51 fêmeas na faixa etária de três a seis meses contra a brucelose. A equipe repassou ainda aos criadores informações básicas para o bom desenvolvimento da pecuária nas comunidades indígenas dentro do município.

O secretário adjunto de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Carneiro Adjuto destacou que este trabalho é muito importante para manter o status de livre da febre aftosa tanto no município como no estado. “Nossa equipe realiza um trabalho de orientação e atendendo todas as normas recomendadas pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), assim podemos dizer que além do perfil técnico”, frisou.

A Prefeitura fornece as vacinas de forma gratuita. Os criadores têm a obrigação de vacinar o rebanho, contribuindo assim para a manutenção do status de estado livre da doença. A campanha de vacinação contra a febre aftosa é uma recomendação do Ministério da Agricultura. Na primeira etapa da campanha, ocorrida entre os dias 16 e 25 de abril, foram imunizados 3.476 cabeças de gado pela equipe da Smai.

A Febre Aftosa é um mal que atinge principalmente bovinos, causando febre e lesões na boca – “aftas”, daí o nome da doença – e nos cascos. O animal afetado não come e nem se locomove normalmente, o que faz com que perca muito peso e não consiga se reproduzir. Apesar disso, não há indícios de risco aos seres humanos.