Saúde

Hospital da Criança - Em menos de 15 dias, novo bloco já fez mais de 6.500 exames laboratoriais e de imagem

O novo espaço conta com três salas de raio-x; uma sala de tomografia e uma agência transfusional

17/10/2018

O atendimento no novo bloco B do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), inaugurado recentemente, está a todo vapor. Com uma estrutura moderna, as novas instalações são equipadas com novo mobiliário e nova iluminação para atender as crianças tanto da capital como do interior, além dos países fronteiriços com exames, imagens e laboratório de análises clínicas.

Nos primeiros 13 dias de funcionamento do bloco B, já aconteceram 6.552 exames diversos. O novo espaço conta com três salas de raio-x; uma sala de tomografia e uma agência transfusional, que armazena e transporta os produtos sanguíneos para transfusões de sangue nos setores do complexo hospitalar, além de sala de conforto para os profissionais e de Serviço Social.

Para a prefeita Teresa Surita, a entrega do bloco é um grande avanço no desafio de proporcionar saúde de qualidade para as crianças boa-vistenses. “É um orgulho poder proporcionar um ambiente de qualidade tanto para as nossas crianças como para nossos profissionais. Temos dado grandes passos em relação à saúde do nosso município e sabemos que tudo isso só é possível graças ao comprometimento de uma equipe séria e que realmente se importa com as pessoas”, destacou.

A dona de casa, Fernanda Ferreira Lopes, 32, levou seu filho Ronielson Cauã, 11 anos, até ao HCSA com queixa de dores no peito. A criança foi atendida e encaminhada ao bloco B para realizar exame de raio-x. “Já tinha vindo antes no antigo setor de raio-x e vejo que hoje está bem melhor, mais organizado, o tempo de espera diminuiu muito, a nova estrutura ficou muito bonita e com um melhor atendimento”, destacou a mãe.

Além da nova estrutura física, o espaço possui equipamentos de ponta e de referência para a realização dos exames e resultados de diagnósticos. O supervisor técnico do setor de raio-x, Erasmo Mistal, atua na área há mais de 33 anos, 14 deles no Hospital da Criança. Ele afirma que o novo espaço contribui muito com a melhoria dos serviços dos profissionais.

“Hoje trabalhamos em um espaço físico adequado e confortável, nos dando a oportunidade de oferecer um serviço de qualidade. Isso só vem nos motivar ainda mais. Ficou tudo muito bonito e mais seguro e os equipamentos não deixam a desejar em relação a nenhum lugar de fora do nosso estado”.

Atendimentos – As obras de reforma e ampliação do hospital continuam acontecendo. Mesmo com 60% do prédio em obras, o hospital continua a atender as crianças. Hoje o hospital possui 163 leitos em funcionamento, um aumento de 40%.

Além de projeto de reforma e revitalização, o hospital tem melhorado na busca da excelência pela qualidade, no início do ano recebeu a certificação ouro por alcançar um período de nove meses sem infecção primária de corrente sanguínea, na UTI neonatal, pelo Hospital Samaritano.

Outro avanço da gestão foi a captação de órgãos infantil, que inseriu a capital no sistema nacional de captação de órgãos, trabalho realizado com sucesso pelos profissionais do hospital.