Saúde

Outubro Rosa - Centro de Oncologia promove programação especial de prevenção ao câncer de mama

O objetivo da ação é alertar homens e mulheres sobre a prevenção e aumentar a conscientização quanto ao câncer de mamas.

Por SEMUC

22/10/2018

As ações alusivas ao movimento Outubro Rosa continuam acontecendo na rede municipal de saúde. E no Centro de Tratamento e Prevenção de Câncer de Colo e Mama (CPCOM), uma programação especial começa nesta terça-feira, 23 e seguem até quinta-feira, 25, com diversas atividades voltadas à conscientização tanto de mulheres como para os homens.


Serão ofertados durante os três dias, palestras educativas, exames preventivos, consultas com ginecologista, mastologista, dermatologista, ultrassonografia transvaginal e de mama (com solicitação médica), psicologia e entrega de preservativos. A ideia, de acordo com a diretora do Centro, Roberta Perez de Sales é alertar sobre a prevenção da doença.


“Esse é o nosso trabalho, que é promover sempre a prevenção. E agora no mês de outubro, intensificamos mais as informações e orientações para o nosso público aqui na unidade. Toda a nossa equipe estará envolvida para proporcionar saúde e prevenção nesses dias”, disse Roberta.


A diretora explica que todos os atendimentos serão feitos por meio de senhas. “É uma forma de organizarmos e atendermos melhor. Estaremos atendendo durante três dias. É importante lembrar que os exames específicos necessitam de solicitação médica”, explica.


O CPCOM – O Centro de Prevenção de Câncer de Colo e Mama - Silvana Helena Souza Gomes, atua com foco na prevenção e tratamento de lesões primárias e ainda possibilita o diagnóstico precoce das doenças do colo e mama.

Somente este ano, de janeiro a agosto, foram feitos mais de 15 mil atendimentos nas áreas de mastologia, ginecologia, patologia cervical, ultrassonografia, fisioterapia, psicologia, assistência social, enfermagem, fonoaudiologia, dermatologia, laboratório de citologia para a análise de exames de preventivo coletados nas unidades básicas de saúde e dispensação de medicamentos na farmácia.