Home|Notícias|Outubro Rosa - Prefeitura promove ações de prevenção ao câncer de mama
15/10/2018 14h57
Outubro Rosa - Prefeitura promove ações de prevenção ao câncer de mama

As programações incluem palestras educativas, exames preventivos, consultas médicas e outras atividades

Jornalista: Jamile Carvalho

Boa Vista está toda de rosa, aderindo à Campanha Outubro Rosa, que é uma ação de prevenção ao câncer de mama. E neste mês, a Prefeitura de Boa Vista preparou diversas ações com foco na conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, desmistificando a doença e garantindo que mulheres recebam suporte adequado.

Nesta quinta-feira, 11, a unidade básica de saúde Arminda Gomes, bairro Jóquei Clube, preparou uma programação especial oferecendo serviços de saúde e de cidadania como corte de cabelo. No mesmo dia, os profissionais da unidade Olenka Macellaro, Caimbé, levaram atendimentos de saúde aos membros da Associação Beneficente Portador de Câncer, no Tancredo Neves.

Além dos atendimentos de saúde, a prefeitura iluminou com luzes de led rosa o Monumento ao Garimpeiro, Praça das Pirâmides, na Bola do Aeroporto e Monumento aos Pioneiros. A prefeita Teresa Surita destaca a importância da ampla divulgação do tema e de ações de prevenção que são rotineiramente promovidas nas unidades de saúde.

“Nós trabalhamos a prevenção das doenças e esse mês especificamente todas as nossas unidades de saúde intensificam as ações de prevenção. É muito importante ficarmos atentas sobre qualquer alteração no corpo. Em relação a nódulos, é importante procurar um médico e ter um diagnóstico precoce”.

Programação - Na próxima segunda-feira, 15, a Secretaria Municipal de Saúde vai promover durante toda a semana uma programação especial para as servidoras na unidade básica do São Pedro. A ação do Centro de Tratamento e Prevenção de Câncer de Colo e Mama (CPCOM) está programada para ocorrer no período de 23 a 25 deste mês.

O secretário municipal de saúde, Claudio Galvão afirma que esse é um mês de intensificação de informações e atividades em favor da prevenção. “Temos todas as unidades básicas e ainda o nosso CPCOM atendendo todas as mulheres, além das nossas servidoras que trabalham diretamente com a saúde da nossa população, elas precisam se cuidar e prevenir as doenças também”.