Prefeitura intensifica ações de prevenção à Sífilis em Boa Vista

Mulheres grávidas e convidados tiveram oportunidade de conhecer um pouco mais da doença através de palestras.

19/10/2018

A prefeitura iniciou nesta sexta-feira, 19, as ações voltadas à prevenção à Sífilis e à Sífilis Congênita (transmitida da mãe para o bebê) nas unidades básicas de saúde do município de Boa Vista no mês que marca O Dia Nacional de Combate à doença. A programação começou com o grupo de gestantes da unidade básica de saúde Olenka Macellaro, no bairro Caimbé.

Os profissionais da unidade promoveram um dia inteiro de palestras educativas sobre a importância dos testes rápidos para detecção da sífilis, disponíveis em todas as unidades da rede. Além disso, foram feitos testes rápidos, entrega de preservativos e café da manhã.

Julibeth Maria Delgado, 35, está grávida de oito meses e participou da ação. “Foram muito boas essas orientações e a disponibilidade dos exames, principalmente durante a nossa gestação, pois isso protege o nosso bebê”, disse.

A farmacêutica da unidade Alexandrina Melquiades explicou durante a sua palestra a importância do tratamento adequado contra a sífilis, também disponível nas unidades básicas. “Hoje, após o resultado do teste rápido, as pessoas já podem passar pelo médico e pegarem os medicamentos na farmácia. É importante que façam o tratamento até o final, pois se isso não acontecer, pode prejudicar a saúde do seu bebê”.

Todas as unidades básicas de saúde disponibilizam o teste rápido para diagnóstico da Sífilis e Sífilis Congênita. O coordenador municipal de IST/AIDS, Sebastião Diniz explica: “Temos profissionais preparados para atender a população no aconselhamento e realização dos testes, além também da entrega dos preservativos tanto masculino como feminino. Os testes não precisam de agendamento”.

As atividades seguem durante toda a semana, nas unidades básicas de saúde da prefeitura de Boa Vista.