Tecnologia

Programa de Talentos - Estudantes do CCTI criam bancos de dados para auxiliar no desenvolvimento da cidade

Os processados através das informações recebidas pela Prefeitura de Boa Vista e transformados em informações inteligentes que servirão de auxílio aos gestores públicos .

Por Naira Sousa

11/10/2018

Boa Vista vem sendo planejada para ser mais humana e inteligente até o ano 2020. Com base nisso, os estudantes do Programa de Talentos, do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) estão desenvolvendo um banco de dados que visa a melhoria da qualidade de vida dos moradores nos próximos anos.

Os dados, gerados pela Prefeitura de Boa Vista diariamente, estão sendo processados e transformados em informações inteligentes, os quais vão contribuir para o desenvolvimento organizado da cidade, além do bem-estar do boa-vistense. Os gestores municipais terão acesso em tempo real à plataforma.

O instrutor do projeto, Fábio Resplandes, destacou que a tomada de decisão através da mineração de dados vai agilizar os trabalhos desenvolvidos pela Prefeitura, em especial na área social.

“O projeto surgiu com base no contexto de Cidade Inteligente, que integra o uso de tecnologias, comunicação, informação, integrando todos os setores no planejamento e desenvolvimento urbano, para no final entender melhor o funcionamento da cidade. Como vamos fazer isso? Um exemplo é o Projeto Família que Acolhe, podemos prever o futuro de Boa Vista com base nos dados obtidos no projeto, entre outras informações que vão ser processadas”, disse.

Os estudantes Luiz Fernandes e Hudson Souza fazem parte da equipe. Luiz ressaltou que as informações vão ser geradas conforme as necessidades das pessoas. “A cidade cresceu muito e é importante que esse desenvolvimento seja estudado e os dados analisados. Isso gera agilidade e melhoria nos serviços ofertados”, explicou.

Programa de Talentos: O Programa de Talentos, desenvolvido pelo CCTI, é um treinamento que desenvolve pessoas para trabalharem como desenvolvedores de sistemas, na teoria e na prática.  O objetivo do programa é descobrir talentos, desenvolver projetos aplicados em demandas induzidas, construindo soluções tecnológicas que gerem melhorias da qualidade de vida da população.

Para os universitários, que antes não tinham uma oportunidade mais ampla no mercado de trabalho, agora já possuem outra visão após passarem pelas aulas práticas do programa. Com isso, eles adquirem habilidades de liderar, lidar com dificuldades e o mais importante, criar plataformas que nunca foram feitas em Boa Vista.