Social

Projeto Crescer - Alunos da Oficina de Modas transformam recicláveis em peças sustentáveis

As produções dos jovens alinham criatividade e sustentabilidade em peças de vestuários, decorativas, cama, mesa e banho, peças de cozinha, bonecos e muito mais.

Por Ceiça Chaves

15/10/2018


Latas de refrigerantes, de leite, garrafas pet, sacos plásticos, em geral, são facilmente descartados como lixos pela população. Mas no projeto Crescer, estes materiais viram peças de arte nas mãos talentosas dos alunos da Oficina de Modas do Projeto Crescer. As criações dos jovens alinham criatividade e sustentabilidade nas produções de vestuários, peças decorativas, cama, mesa e banho, peças de cozinha, bonecos e muito mais.

Hoje, a oficina conta com aproximadamente 50 jovens que se dedicam de segunda a sexta-feira produzindo e aprendendo mais sobre universo da costura e aprendendo uma profissão, que poderá ser útil no futuro. No ateliê do projeto, os jovens aprendem a costurar, customizar, bordar e ainda aprendem a trabalhar em equipe com respeito mútuo durante as atividades do dia a dia.

Entre estes talentos está Luan Bento, de 19 anos, veterano na oficina ele já tem uma habilidade incrível com a máquina de costura e se destaca por isso. Já são quase cinco de anos de muito aprendizado. Segundo ele, o projeto é uma forma de se preparar para o mercado de trabalho.

“Aqui fazemos vários produtos, como capa para bebedouros, aventais, bonecos. Quando estou em casa, invento criações também. Pego uma garrafa pet, por exemplo, e começo a customizar, fazer um pote, porta caneta, um peso para porta. Assim o que aprendo no projeto, vou praticando em casa também”, ressaltou o jovem.

Outra integrante que se destaca na produção é Adriana Feitosa. Desde 2014 no projeto, ela já tem suas habilidades na costura e consegue também fazer peças em casa para passar o tempo. “A oficina representa muito para mim. O que faço aqui, aproveito para praticar em casa na máquina da minha tia. Já fiz roupas, tapetes, peças de cozinha. O conhecimento é tudo, e o que aprendo no projeto ninguém me tira”, frisou.

Ao assumir a gestão em 2013, a prefeita de Boa Vista Teresa Surita resgatou todos os projetos que tanto fizeram histórias e tiraram os jovens da ociosidade. De acordo com o gerente do Núcleo do Pintolândia, Douglas Rafael, as histórias de sucesso se repetem com os atuais integrantes.

“Desde 2014, quando o projeto retornou, a oficina de Modas vem se destacando. Demos início com cinco jovens. Depois foi crescendo e hoje temos um quantitativo bom de alunos. Vários jovens que passaram pela oficina já estão no mercado de trabalho. Saíram para o Jovem Aprendiz. Um aluno se destacou no quartel devido à prática da costura. São oportunidades que vão surgindo e a gente vai incentivando eles a seguirem adiante, fazendo aquilo que eles gostam e aprenderam aqui no projeto”, declarou Douglas.

Integrantes da oficina já apresentaram peças sustentáveis em eventos como a 4ª edição da Feira da Indústria de Roraima (Feind), em 2017, a Feira de Modas/SENAI e já desfilaram no Pátio Roraima Shopping e no desfile Garden Fashion Day.  Agora, se preparam para participar da 5º edição da Feira da Indústria de Roraima (Feind), em novembro deste ano.

Obras podem ser conferidas no Mercado São Francisco


Hoje, o Crescer atende 500 adolescentes e jovens com idade entre 15 e 21 anos, que ocupam o tempo livre em oficinas profissionalizantes e atividades culturais e esportivas. Entre as atividades internas estão 11 oficinas: Artesanato, Compostagem, Serigrafia, Serralheria, Modas, Panificação, Marcenaria, Convivência, Cultura e Lazer, Informática e Educação para o Trânsito.

As peças de utilidades fabricadas pelos integrantes do projeto Crescer, são encaminhadas para a comercialização no Box 17, do Mercado São Francisco. Há uma variedade de produtos de cozinha, cama, mesa e banho, peças decorativas, todas elas fabricadas nas oficinas de Modas, Artesanato, Serralheria, Marcenaria e outras.