Saúde

Samu-BV capacita socorristas da capital e interior do estado em atendimento pré-hospitalar

Curso é referência para conhecimentos básicos em atendimento pré-hospitalar.

11/10/2018

Nesta semana, entre os dias 09 e 10, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Boa Vista (Samu-BV) promoveu capacitação com foco no atendimento pré-hospitalar a socorristas, enfermeiros, condutores e técnicos de enfermagem dos municípios de Caracaraí, Cantá, Pacaraima, Alto Alegre, Iracema, Amajari e Mucajai, além dos militares do Corpo de Bombeiros de Roraima e Central de regulação de Urgências Médicas (CRUM). A capacitação ocorreu na Faculdade Roraimense de Ensino Superior (Fares) .

A capacitação contou com quatro oficinas de simulação realista e atendimento pré-hospitalar, além de uma prova final de atendimento de vítima em parada cardiorrespiratória. Para o diretor do Samu-BV, Luciano Coutinho, a ideia é melhorar cada vez mais os serviços oferecidos à população. As parcerias com os municípios e instituições auxiliam no preparo de qualidade dos profissionais.

“É visível o interesse de todos no aprendizado e novos conhecimentos. Isso ajuda bastante na formação de mais profissionais, habilitando-os a prestar estes primeiros socorros. Nossas capacitações têm sido reconhecidas pela qualidade dos ensinamentos, pois acreditamos que todos saem mais preparados para atender as ocorrências do dia a dia”.

Melhorias – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-BV) vem oferecendo desde 2016, capacitações e treinamentos com foco no atendimento pré-hospitalar para socorristas da capital e também do interior do estado, e ainda para profissionais e trabalhadores da saúde de outras instituições que solicitam as capacitações.

Os cursos de qualificação já capacitaram mais de 100 socorristas do SAMU em todo o estado e mais de mil pessoas em diversas parcerias. A prefeita Teresa Surita destaca que o SAMU tem se consolidado e se tornado referência na capital, tanto no cuidado com os atendimentos de socorro como treinando e qualificação os profissionais dos serviços de urgência e emergência.

“Este é um serviço essencial à população e por isso temos equipado e dado as condições necessárias para os nossos profissionais. Com a implantação do núcleo de educação, já conseguimos capacitar outros profissionais e trabalhadores envolvidos diretamente no socorro às pessoas em diversas situações e com rapidez e qualidade”.

O SAMU-BV é o único município em Roraima com uma unidade de suporte avançado e mais três de suporte básico. A unidade vem recebendo melhorias a cada ano com a gestão da prefeita Teresa Surita. Desde 2016, os profissionais recebem, além de qualificação, a garantia dos uniformes e equipamentos, que antes não recebiam no prazo estabelecido. A prefeitura investiu mais de 300 mil reais em equipamentos para o SAMU-BV e 100% da frota foi renovada.