Trânsito

Smtran orienta população sobre importância da faixa de pedestres para um trânsito mais seguro

Os condutores e pedestres precisam ficar atentos às suas obrigações, principalmente quando se trata da “faixa de pedestres”, contribuindo assim com um trânsito mais seguro.

Por Naira Sousa

23/10/2018

A segurança no trânsito da capital continua sendo uma das principais preocupações da Prefeitura de Boa Vista. E os investimentos aplicados pela atual gestão, nos últimos cinco anos, comprovam o quanto isso contribuiu para a redução no número de acidentes nas ruas da cidade. No entanto, os condutores e pedestres precisam ficar atentos às suas obrigações, principalmente quando se trata da “faixa de pedestres”.

De acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), os acidentes em faixa de pedestres tornaram corriqueiros nas ruas de Boa Vista, causadas tanto por imprudência do motorista como também do pedestre, que também precisa cumprir as leis de trânsito. Para isso, toda a atenção é necessária.

“A maior parte dos acidentes em faixa de pedestre acontece em frente às escolas, nos horários de pico. Os prejuízos com danos materiais são uma das principais consequências, porém sensibilizar a população é fundamental para que o pior não aconteça. Por isso, é importante que cada um assuma sua responsabilidade para um trânsito mais seguro”, disse o secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros .

O secretário também ressalta os principais comportamentos do pedestre durante a travessia, além da atitude do motorista no momento de parar na faixa.

Dicas de segurança aos condutores ante a faixa de pedestres:

· Primeiro, o condutor tem que estar ciente que deixar de dar a vez ao pedestre é infração gravíssima com 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

· Prestar atenção no limite de velocidade da via, pois o permitido próximo as faixas de pedestre é 20 km;

· Após reduzir a velocidade, o motorista deve ficar atento aos retrovisores. Quando estiver se aproximando da faixa de pedestres, alguns sinais de advertência devem ser dados, como pisar levemente no freio para avisar o motorista de trás a intenção de parar para o pedestre atravessar na faixa;

· Caso perceba que o condutor de trás esteja vindo em uma velocidade alta, o motorista da frente pode dar sinal de luz para o pedestre não atravessar naquele momento;

· Se isso não acontecer, o condutor deve ligar o alerta e esperar que o pedestre atravesse toda a faixa, isso garante a segurança do cidadão;

· Importante: pessoas idosas, cadeirantes, pessoas andando com ajuda de muleta, mulheres grávidas ou com criança de colo são pessoas que costumam atravessar mais lentamente a faixa de pedestres. Dessa forma, é preciso aguardar e respeitar a vida no trânsito.

Dicas para o pedestre atravessar na faixa com segurança:

· É importante que, antes de atravessar na faixa, o pedestre acene com as mãos na horizontal;

· Em vias com mais de uma rolagem, é necessário que o pedestre atravesse a rua fazendo o sinal com a mão até o final da faixa e aguardando que os veículos comecem a parar. Dessa maneira, os motoristas perceberão que você deseja atravessar e darão passagem;

· Atravessar olhando para conferir se algum veículo está ultrapassando os carros que pararam;

· Atenção redobrada deve ser dada às motos, pois além de andar entre os carros, são mais difíceis de serem vistas em algumas ocasiões;

· Somente começar a travessia quando os carros pararem. Iniciar a travessia tentando forçar os veículos a pararem é extremamente arriscado.