Home|Notícias|Cernutri comemora 28 anos de funcionamento, cuidando da saúde das crianças em Boa Vista
08/11/2018 15h00

Centro completa 28 anos de implantação em Boa Vista, com mais de 400 mil atendimentos (Foto: Jackson Sousa)

Jornalista: Jamile Carvalho

O Centro de Recuperação Infantil da Prefeitura de Boa Vista (Cernutri) amanheceu em clima de festa nesta quinta-feira, 8. Os profissionais da unidade celebraram o aniversário de 28 com as famílias atendidas, além de acadêmicos de medicina da UFRR.

A programação contou com uma palestra abordando alimentação infantil pela nutricionista Andrea Oliveira. Em seguida, a acadêmica de medicina Rosa Maria Costa apresentou o resultado de suas experiências vivenciadas dentro do centro durante um mês.

“Acompanhamos todos os setores e o que mais me chamou a atenção nesse período foi a dedicação e comprometimento dos profissionais. Aprendi muito aqui e levo não somente o conhecimento técnico mais o lado humano dessas pessoas”, afirmou a estudante.

Já a dona de casa Kelly Jane da Silva, 36, mãe do pequeno Kelvin Rian, de três meses, agradeceu a equipe de profissionais do Cernutri, pelo resultado do tratamento do filho iniciado há um mês.

“Ele chegou aqui com muito baixo peso e fomos muito bem acolhidos. Fui orientada pelos profissionais e meu filho recebeu todo o carinho de cada um deles. Agradeço muito, pois hoje meu filho está saudável e bem”.

O Cernutri – Implantado pela Prefeitura de Boa Vista, o centro tem a finalidade de promover a saúde integral da criança, por meio de ações interdisciplinares e intersetoriais de combate e prevenção da desnutrição e obesidade infantil.

Ao todo, o centro já fez mais de 400 mil atendimentos, alcançando crianças da capital e ocasionalmente crianças de outros municípios e países vizinhos. Das 3 mil crianças que ficaram em regime de semi-internação, 98% recuperaram o estado nutricional saudável.

O secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão destaca que mesmo em meio aos desafios financeiros e do grande fluxo migratório enfrentado pela rede municipal de saúde, o centro mantém a sua qualidade e comprometimento com as crianças.

“Muitos são os nossos desafios, sendo o maior deles a falta de repasses de recursos por parte do Governo do Estado esse ano e o grande fluxo migratório que impactou diretamente nossas unidades. Mas ainda assim estamos conseguindo atender e manter a qualidade dos nossos serviços”.

Atendimentos e serviços – Desde 2015, a unidade atende crianças com alergia a proteína do leite de vaca e intolerância a lactose. Atualmente o centro conta com os novos ambulatórios de aleitamento materno e nutróloga pediátrica.

É também oferecido atendimento ambulatorial para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos e gestantes, além de oferecer atendimento em semi-internação para crianças com baixo e muito baixo peso na faixa etária de seis meses a quatro anos e 11 meses.

“Ficamos satisfeitos de poder servir e atender os nossos pequenos durante todos esses anos com dedicação e muito carinho, apesar de todos os desafios enfrentados”, agradece a diretora do Centro, Maria de Jesus Ferreira Lima.