ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias|Cernutri comemora 28 anos de funcionamento, cuidando da saúde das crianças em Boa Vista
NOTÍCIAS
Social
08/11/2018 15h00
Cernutri comemora 28 anos de funcionamento, cuidando da saúde das crianças em Boa Vista

Centro completa 28 anos de implantação em Boa Vista, com mais de 400 mil atendimentos (Foto: Jackson Sousa)

Jornalista: Jamile Carvalho

 

O Centro de Recuperação Infantil da Prefeitura de Boa Vista (Cernutri) amanheceu em clima de festa nesta quinta-feira, 8. Os profissionais da unidade celebraram o aniversário de 28 com as famílias atendidas, além de acadêmicos de medicina da UFRR.

 

A programação contou com uma palestra abordando alimentação infantil pela nutricionista Andrea Oliveira. Em seguida, a acadêmica de medicina Rosa Maria Costa apresentou o resultado de suas experiências vivenciadas dentro do centro durante um mês.

 


 

“Acompanhamos todos os setores e o que mais me chamou a atenção nesse período foi a dedicação e comprometimento dos profissionais. Aprendi muito aqui e levo não somente o conhecimento técnico mais o lado humano dessas pessoas”, afirmou a estudante.

 

Já a dona de casa Kelly Jane da Silva, 36, mãe do pequeno Kelvin Rian, de três meses, agradeceu a equipe de profissionais do Cernutri, pelo resultado do tratamento do filho iniciado há um mês.

 


 

“Ele chegou aqui com muito baixo peso e fomos muito bem acolhidos. Fui orientada pelos profissionais e meu filho recebeu todo o carinho de cada um deles. Agradeço muito, pois hoje meu filho está saudável e bem”.

 

O Cernutri – Implantado pela Prefeitura de Boa Vista, o centro tem a finalidade de promover a saúde integral da criança, por meio de ações interdisciplinares e intersetoriais de combate e prevenção da desnutrição e obesidade infantil.

 

Ao todo, o centro já fez mais de 400 mil atendimentos, alcançando crianças da capital e ocasionalmente crianças de outros municípios e países vizinhos. Das 3 mil crianças que ficaram em regime de semi-internação, 98% recuperaram o estado nutricional saudável.

 


 

O secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão destaca que mesmo em meio aos desafios financeiros e do grande fluxo migratório enfrentado pela rede municipal de saúde, o centro mantém a sua qualidade e comprometimento com as crianças.

 

“Muitos são os nossos desafios, sendo o maior deles a falta de repasses de recursos por parte do Governo do Estado esse ano e o grande fluxo migratório que impactou diretamente nossas unidades. Mas ainda assim estamos conseguindo atender e manter a qualidade dos nossos serviços”.

 

Atendimentos e serviços – Desde 2015, a unidade atende crianças com alergia a proteína do leite de vaca e intolerância a lactose. Atualmente o centro conta com os novos ambulatórios de aleitamento materno e nutróloga pediátrica.

É também oferecido atendimento ambulatorial para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos e gestantes, além de oferecer atendimento em semi-internação para crianças com baixo e muito baixo peso na faixa etária de seis meses a quatro anos e 11 meses.

 

“Ficamos satisfeitos de poder servir e atender os nossos pequenos durante todos esses anos com dedicação e muito carinho, apesar de todos os desafios enfrentados”, agradece a diretora do Centro, Maria de Jesus Ferreira Lima. 

FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil