Cultura

IBVM JAZZ FESTIVAL - Evento reuniu música, arte e gastronomia no Mirandinha

A 5ª edição do festival contou com a participação de grandes nomes da música local, artistas internacionais e a presença da Feirinha de Artesanato e Gastronomia.

Por Jéssica Costa

11/11/2018

A boa música proporciona diversos sentimentos e, um deles, é o encantamento. Este final de semana foi de grande emoção não só para o público, mas também para os artistas que participaram da 5ª edição do IBVM Jazz Festival, promovido anualmente pelo Instituto Boa Vista de Música, com talentos locais e convidados internacionais.

A programação deste ano teve início na sexta-feira, 9, com os artistas Neuton Nelis e Banda (RR) e Elvis Castilho/Afro y Bossa, violão e percussão (Venezuela). No sábado, 10, o som ficou por conta da Big Band Roraima Jazz (RR), Euterpe e Banda (RR) e Renato Campos e Banda (CE), com o melhor do jazz, blues, bossa nova, samba, soul, entre outros ritmos.

Com a riquíssima diversidade cultural que Roraima tem, o festival naturalmente se tornou internacional e tem a proposta de oportunizar, cada vez mais, um espaço digno para que estes músicos mostrem todo o seu talento. Garantir esse espaço gratuitamente e proporcionar bons momentos de lazer em família em um dos principais cartões postais da cidade, como a Praça do Mirandinha, é um dos objetivos alcançados pelo IBVM.

Para o presidente do IBVM, Serginho Barros, festivais como este estimulam a economia criativa e proporcionam um encontro e um intercâmbio cultural entre artistas, não tem preço. Além de trabalhar a educação e dar a opção de as pessoas poderem escolher aquilo que querem ouvir. É um processo de construção de nova percepção por meio da arte.

“Chegamos a 5ª edição e a um momento onde músicos de todo o mundo conhecem e querem participar deste projeto. É isso que nos faz querer continuar. Proporcionar encontros culturais onde todos ganham, pois, a música faz isso com as pessoas: as deixam mais felizes, mais gentis e mais ricas intelectualmente”, destacou Serginho.

O casal Giovanni Velasco e Nara Vasconcelos são dois admiradores de todo tipo de arte e, neste final de semana, marcaram presença no IBVM Jazz Festival. “A iniciativa do IBVM é muito legal porque além de trazer artistas de fora, não deixa de valorizar os locais. Realizar este evento em praça pública democratiza a música e faz com que a população tenha acesso a gêneros que normalmente não teriam além daqui. Precisamos de arte e, principalmente da música, em um momento em que o mundo vive momentos tão difíceis”, destacou Nara.