Mais segurança - Nova turma de guardas civis municipais inicia curso de tiro

Ao final do curso, a Guarda Civil Municipal vai contar com 190 homens e mulheres aptos a portarem armas de fogo e contribuírem com mais segurança na capital.

Por Naira Sousa

12/11/2018

S onora do superintendente da Guarda Civil Municipal, Murilo Santos , falando sobre o assunto .

Boa Vista vai poder contar com mais reforço na segurança pública e no combate à criminalidade. Isso porque a prefeitura não mede esforços para garantir a segurança da população e está capacitando mais 40 guardas civis municipais no Curso de Capacitação Técnica para Manuseio de Arma de Fogo de Repetição e Semiautomática. A 5ª turma iniciou o curso nesta segunda-feira 12, na Academia de Polícia Integrada de Roraima.

Os alunos passam primeiro pela etapa teórica, onde aprendem sobre a legislação referente às armas de fogo. No decorrer do curso, os guardas civis vão conhecer os procedimentos de montagem e desmontagem das armas e somente depois é que passarão pelos exercícios práticos, em um clube de tiro da cidade. Os integrantes vão utilizar revolver calibre 38, pistola calibre 380 e espingardas cal. 12.

A previsão é que o curso se encerre em trinta dias. O superintendente da GCM, inspetor Murilo Santos, destacou que com a formação serão 190 guardas civis aptos ao porte de armas de fogo. Mas segundo ele, o objetivo é capacitar todos os agentes nos próximos três meses.

“Estamos precisando desses agentes armados, devido à demanda nos locais de proteção oferecidos pela Guarda. Recebemos todo o apoio da Prefeita, com condições logística e administrativa suficientes para que possamos formar e treinar os GCM com condições para atender a população de Boa Vista”, disse.

O Curso – Em fevereiro de 2016, a Prefeitura de Boa Vista firmou um convênio com a Polícia Federal, autorizando a Guarda Civil Municipal à utilização de armas de fogo. Para isso, seria necessária a apresentação de um plano de metas estipulando avaliações físicas, psicológicas e técnicas. Assim que todo este processo foi concluído, foi firmada uma parceria com a Polícia Militar para que desse a instrução necessária.

Efetivo - Criada em 8 de março de 1990, a Guarda Civil Municipal conta hoje com 389 agentes, sendo 89 mulheres. Desses, 157 foram convocados na gestão da prefeita Teresa Surita. Desde 2013, que a Prefeitura de Boa Vista vem fazendo melhorias nas condições de trabalho dessa categoria, aumentando o quadro de efetivo por meio de concurso, equipamentos, viaturas, materiais de proteção e investimento em treinamentos e capacitação dos profissionais.