Economia

Mercado São Francisco - Sistema de energia solar garante economia e contribui com o meio ambiente

O sistema de energia fotovoltaica do mercado gera economia de 288,5 megawatts por ano, reduzindo emissão de gás carbônico e representa mais economia aos cofres públicos.

Por Emanuele Pasqualotto

12/11/2018

Sonora: - Paulo Roberto dos Santos -  E ngenheiro eletricista da Superintendência de Iluminação Pública

Emanuele Pasqualotto

Que o Mercado São Francisco é uma boa opção para toda a família roraimense, todo mundo já sabe. O que muita gente ainda não sabe é que a estrutura foi completamente modernizada e ganhou uma usina de produção de energia solar, com durabilidade de 25 anos. O sistema é composto por 600 placas fotovoltaicas de 340 watts, o que garante potência máxima de 200 quilowatts.

A energia solar é captada nas placas e é jogada em inversores de energia, sendo automaticamente transferida para a rede da concessionária. De acordo com o engenheiro eletricista da Superintendência de Iluminação Pública, Paulo Roberto dos Santos, esse processo é contabilizado no relógio e a energia produzida é compensada reduzindo o valor da conta para os cofres públicos. E quando a usina produz uma quantidade a mais de energia, pode ser contabilizado como crédito e reduzir a conta de outros prédios da Prefeitura.

“O sistema gera economia de 288,5 megawatts por ano, pelo fato de o mercado produzir a sua própria energia. Outro ponto positivo é a redução da emissão de gás carbônico no meio ambiente, uma média de 173.128 kg/ano, pelo fato de ainda utilizarmos em parte a energia das usinas termoelétricas. Sendo assim, o Mercado São Francisco é autossuficiente na produção de energia”, destacou.

De acordo com um estudo feito pela Prefeitura, o investimento feito na usina de energia solar terá um retorno em termos de compensação e economia em 5 anos. A usina de energia solar do Mercado São Francisco é a maior do estado, seguida pela usina do Mini Terminal Luis Canuto Chaves e da Comunidade Indígena Darôra no baixo São Marcos.

Esta é mais uma obra com a marca do compromisso da prefeita Teresa Surita. Vale lembrar que, além da economia de energia e menos agressão ao meio ambiente, o Mercado também gera emprego, renda e incentiva o turismo, tendo se tornado o mais novo atrativo para quem visita Boa Vista com a culinária, produtos regionais variados, artesanato e serviços.