Agricultura e Pecuária

Parceria entre Prefeitura e UFRR vai fortalecer pesquisa e desenvolver agronegócio

Por meio do PMDA Pesquisa e Desenvolvimento, projetos de aperfeiçoamento e pesquisa voltados ao agronegócio em Boa Vista receberão suporte por meio da Prefeitura e da UFRR.

Por Emanuele Pasqualotto

14/11/2018

Sonora 1- Rodrigo Suss – Superintendente de Desenvolvimento Econômico da Smai;

Sonora 2- Alessandro Fortunato – Professor do curso de Agronomia (UFRR).

Como forma de desenvolver o setor agrícola e fomentar a pesquisa científica, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smai), firmou uma parceria técnica com a Universidade Federal de Roraima, através do projeto PMDA Pesquisa e Desenvolvimento.

Trata-se de um dos desdobramentos do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), que tem como objetivo fornecer suporte aos projetos de aperfeiçoamento e pesquisa voltados ao agronegócio em Boa Vista. De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Econômico da Smai, Rodrigo Suss, não há um banco de dados sólido e consistente que contenha as informações agronômicas do estado e do município.

“Essa parceria consistirá em uma empresa junior que vai montar um campo de testes e dar prosseguimento continuamente nas pesquisas para que seja formado um banco de dados com informações consistentes que servirão para atrair e dar segurança à novos investidores e produtores, o que fará com que tenham subsídio para se estabelecer aqui no Estado”, frisou.

A Prefeitura, por meio da Smai, fornecerá máquinas e equipamentos nesta primeira fase e em seguida o pacote de preparo de solo além do acompanhamento técnico por um engenheiro agrônomo da pasta. Nesta semana, alunos do curso de Agronomia visitaram uma das áreas contempladas pelo PMDA Pesquisa e Desenvolvimento, para fazer as medições do local.

A contrapartida da empresa Junior será de manter as pesquisas continuamente e publicar os resultados em revistas científicas ou sites de pesquisa para comprovação, além de utilizar o lucro da venda do que for produzido nas áreas para reinvestimento no projeto como máquinas e implementos.

O professor do curso de agronomia, Alessandro Fortunato, avalia como muito positiva a parceria tanto para alunos como para os agricultores e investidores do agronegócio. “A vantagem é que a Prefeitura entra com o programa de desenvolvimento tecnológico e nós faremos a gestão desse processo, na qual diferentes tratamentos serão realizados”, enfatizou.