Infraestrutura

Prefeita Teresa Surita assina em Brasília convênio para segunda etapa do Parque do Rio Branco

O Parque do Rio Branco é uma das maiores e modernas obras que estão transformando o antigo Caetano Filho, “Beiral” em um dos principais pontos turísticos da capital, à beira do rio Branco.

27/11/2018

Jornalistas : Emanuele Pasqualotto/ Caíque Silva

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, assinou nesta terça-feira, 27, convênio no Ministério do Turismo, Brasília-DF, referente à segunda etapa das obras do Parque do Rio Branco, uma das maiores e modernas obras que estão transformando o antigo Caetano Filho, “Beiral” em um dos principais pontos turísticos da capital, ao lado da Orla Taumanan, à beira do rio Branco.
Essa 2ª etapa da obra, cujos recursos já estão garantidos pela prefeita Teresa em parceria com o senador Romero Jucá para que estejam no orçamento da União do próximo ano, terá duas fases. A primeira contemplará: urbanização, trilha, mirante e local para ancorar barcos. Na segunda, será feita a construção da avenida Beira Rio, que segue da Ponte dos Macuxi até o Parque do Rio Branco. Os trabalhos iniciarão assim que a primeira etapa for concluída.
Sonora - Prefeita Teresa Surita
Segundo a prefeita, essa é uma obra que vai mudar toda a concepção do Centro Histórico de Boa Vista e vai reacender o Centro da cidade. “Quero agradecer ao senador Romero Juca por mais este convênio assinado que vai nos garantir a construção do Parque do Rio Branco. Será o lugar mais lindo da cidade, gerando emprego e renda para nossa população. É mais um presente de natal para Boa Vista”, frisou a prefeita, direto de Brasília.
A primeira etapa já está em andamento e compreende a canalização do igarapé Caxangá – no trecho da avenida Ville Roy até o rio Branco; a elevação da avenida Sebastião Diniz e o ajuste no nível da área para prevenção de enchentes. As obras devem ser concluídas até março de 2019.
Prefeitura está transformando região de alagamento e drogas em ponto turístico
O projeto Parque do Rio Branco, idealizado pela prefeita Teresa Surita , trata da revitalização da área de interesse social Caetano Filho (conhecida como Beiral). Para que a obra tivesse início, em 2017, a Prefeitura de Boa Vista iniciou o processo de desocupação do Caetano Filho por meio de negociação com os proprietários das casas, de forma justa e pagando as devidas indenizações.
Muitas famílias mudaram de vida e vivem hoje em situação melhor, em áreas livres de alagamentos. É o caso do pedreiro Pedro Franco , que morou por mais de 30 anos em uma das áreas mais baixas do Caetano Filho e todos os anos sofria com alagamentos.
“Todo ano era a mesma ‘dor de cabeça. Mas não tínhamos opções. Era só ficar lá e esperar que as águas baixassem. Hoje vivo melhor com minha família. Nunca mais queremos passar pelo sufoco que passamos lá no Beiral. Era totalmente inseguro”, conta Pedro que, com o valor recebido, comprou uma nova casa, construiu pontos comerciais e hoje é um microempresário em ascensão na área de informática e papelaria.
Moradores aprovam obras que vão valorizar toda a região do Centro Histórico
Sonora - Thayomara Lopes - Moradora do bairro
Para Thayomara Lopes, estudante e moradora do bairro Calungá, nas proximidades do Parque, a obra vem para transformar completamente o local e a vida de todos os moradores que antes sofriam com alagamentos e insegurança.
“No bairro a criminalidade era muito grande, mas agora até que melhorou a segurança. Reduziram muito os assaltos. O Beiral antigamente era visto como um lugar muito perigoso e agora, com a intervenção da prefeitura para mudar essa situação, a tendência é só melhorar”, disse.
Investimentos reduziram em 91% o número de famílias desalojadas em 2018
De acordo com a Defesa Civil Municipal, a redução no número de desalojados em 2018 foi 91% menor do que durante o inverno de 2017. Ao todo, 67 famílias ficaram desalojadas, grande maioria residia no Beiral. Neste ano, apenas seis famílias tiveram que abandonar temporariamente sua habitação, por conta de estarem próximas a igarapés e rios, locais inapropriados para construção de residências.
Parque do Rio Branco: Projeto foi elaborado pelo arquiteto Claudio Nina, que projetou a Ponta Negra, em Manaus e que contempla também macrodrenagem, ajuste do nível da área para prevenção de enchentes, além da instalação de equipamentos que promovam a atração do público e turística no local, marina flutuante, cortinas d’água e calçadão.
O local foi pensado para receber a cheia do rio sem prejuízo à estrutura. Possuirá também infraestrutura completa de lazer e esporte, contemplando área de bosque, bicicletário, torre mirante, área de convivência, atracadouro interno, espelho d'água, fontes, além de praia urbanizada na orla do rio Branco.
Acesse mais informações no Portal de Notícias da Prefeitura de Boa Vista.
Siga o Twitter @PrefeituraBV e curta a página facebook.com/prefeituradeboavista

Secretaria Municipal de Comunicação - SEMUC