Concurso Público

Prefeita Teresa Surita dá posse a novos servidores da Educação

Com a posse, a rede municipal de ensino passa a ser ainda mais fortalecida, com novos assistentes de alunos e professores arte-educadores

Por Ceiça Chaves

13/11/2018

Sonora: Prefeita Teresa Surita

Sonora: Cleonice Sales, empossada no cargo de arte-educador

Mesmo em tempos de crise financeira no Estado, a Prefeitura de Boa Vista tem conseguido honrar com todos os compromissos, pagando em dia servidores e empossando novos profissionais aprovados em concursos públicos. Com esta ação, a rede municipal de ensino passa a ser ainda mais fortalecida, com novos assistentes de alunos e professores arte-educadores.

“Estamos encerrando o concurso de 2014 para fechar esse ciclo e reabrir outro para 2019. É uma alegria ter a nossa educação com professores concursados, porque faz toda diferença para qualidade do ensino. Com o concursado, você pode investir mais em capacitação e todos ganham”, explicou a prefeita.

Deste concurso de 2014, já foram chamados além do número de vagas imediatas previsto no edital, 664 assistentes de alunos e 242 arte-educadores. Entre os empossados no cargo de arte educador, está a nova servidora Cleonice Sales, 42 anos. Por mais de 10 anos, ela serviu ao município como temporária e seletivada, e neste momento celebra a posse como servidora efetiva.

“Tive uma vasta experiência como seletivada, mas resolvi me graduar em artes visuais para poder ajudar os alunos na aprendizagem. Hoje estou aqui para compartilhar meu conhecimento com as crianças do município e agradecer a prefeita pela consideração e pela oportunidade”, declarou.

Investimentos e Resultados

Desde 2013, a prefeitura tem investido e priorizado a educação municipal, como parte fundamental no desenvolvimento da primeira infância. Neste período, foram entregues 32 novas unidades de ensino, incluindo creches e escolas. Dos 3 mil novos servidores empossados na prefeitura, 2.082 foram para o quadro da educação.

Como todo investimento gera resultados, as escolas municipais superaram a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ultrapassando a própria meta para 2017 e alcançaram a projetada para o ano de 2021. Isto foi resultado dos investimentos na capacitação dos professores, na infraestrutura das escolas, na qualidade do ensino e na alimentação.

Hoje os professores que estão em sala de aula recebem R$ 600 de Gratificação de Incentivo à Docência (GID). Somos a primeira capital do Brasil a implantar a Robótica Educacional, com materiais manipuláveis, em todas as escolas públicas;

Concurso em 2018 - Ao fechar um ciclo, um novo foi aberto com o concurso de 2018 para o quadro da Educação Municipal. São mil novas vagas, sendo 370 para cuidadores, 550 professores licenciados em pedagogia e 80 professores licenciados em educação física. Nesta terça-feira, 13, foi divulgado o gabarito oficial no site da Fundação Getúlio Vargas . Os novos concursados deste certame ingressarão no quadro, a partir do ano letivo de 2019.