Agricultura e Pecuária

Projeto Bovinocultura - Comunidades indígenas de Boa Vista recebem gados e insumos

16 comunidades indígenas estão recebendo, por meio do Projeto Bovinocultura, 777 cabeças de gados e insumos.

Por Naira Sousa

21/11/2018

1 - Secretário de Agricultura e Assuntos Indígenas – Marlon Buss

2 - P rimeiro tuxaua da comunidade indígena Serra do Truarú - Nazário da Silva

O incentivo à agricultura é uma das prioridades da Prefeitura de Boa Vista. E graças aos resultados de um trabalho feito com muito esforço e comprometimento, 16 comunidades indígenas estão recebendo, por meio do Projeto Bovinocultura, 777 cabeças de gados e insumos, como: sal mineral, sal branco, agulhas, seringas, cocho, vacina, vermífugo, arame liso, mata bicheira e pomada.

O objetivo é melhorar a qualidade genética do rebanho e também a qualidade alimentar dos moradores da zona rural de Boa Vista. O recurso, no valor de R$ 1,6 milhão, é fruto de um convênio feito entre o senador Romero Jucá e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), e executado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAI).

As comunidades atendidas são: Truarú da Cabeceira, Serra da Moça, Serra do Truarú, Morcego, Campo Alegre, Bom Jesus, Lago Grande, Milho, Ilha, Vista Nova, Mauixi, Três Irmãos, Vista Alegre, São Marcos, Darora e Aakan.

O Projeto é um compromisso da prefeita Teresa Surita que visa atender a população indígena com ações que melhorem a qualidade de vida e promova a geração de renda dentro das comunidades.

“O propósito maior é melhorar a qualidade alimentar dos indígenas que são atendidos dentro de Boa Vista, entregando novilhas e touros de pura linhagem para que esse gado seja então melhorado. A ideia é que eles tenham atividades para executar nas grandes extensões de terras que existe aqui, gerando também renda”, destacou o secretário de Agricultura e Assuntos Indígenas, Marlon Buss.

Ainda segundo o secretário, o gado foi entregue vacinado, vermifugado e com todas as condições de higiene que é exigido. “Os animais foram selecionados pela nossa equipe e receberam acompanhamento do veterinário, ou seja, são gados de ótima qualidade”, complementou.

O primeiro tuxaua da comunidade indígena Serra do Truarú , Nazário da Silva, destacou que a Bovinocultura vai beneficiar 65 famílias, um total de 250 pessoas. “O projeto sempre deu certo em nossa comunidade. Ele vai beneficiar muita gente em várias atividades, como à agricultura. Temos planos para grande projeto, até porque temos um bom pasto que vai ser ocupado por esses animais”, disse.

As equipes da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas seguem com a entrega dos gados e dos insumos até sexta -feira, 23. Ainda na sexta -feira acontecerá o encerramento das ações na comunidade indígena Campo Alegre, às 10h.