Saúde

Retinografia - Pacientes com diabetes são atendidos com exames para diagnóstico à distância de doenças da retina

Os exames acontecem na unidade básica Olenka Macellaro, no Caimbé, por técnicos de Goiás.

Por SEMUC

13/11/2018

Sonora - Ivanilde Teixeira - paciente atendida na UBS Alvorada

Boa vista recebe desde segunda-feira (12), técnicos do Programa de Diagnóstico de Doenças Oftalmológicas, do núcleo de Telessaúde de Goiás, para a promoção de exames de retinografia destinados a pacientes com diabetes. A proposta é que tenham um diagnóstico em relação a doenças da retina. Ao todo, mais de 200 pessoas foram atendidas.


O programa é do Ministério da Saúde, sendo viabilizado por meio do núcleo estadual de saúde de cada estado, em parceria com os municípios. Em Boa Vista, os atendimentos acontecem até quarta-feira, 14, na unidade básica de saúde na unidade básica de saúde Olenka Macellaro, no Caimbé. Após o mutirão, os exames serão enviados para especialistas em Goiás para análise e diagnóstico.


A prefeitura selecionou pacientes diabéticos que são atendidos nas 34 unidades básicas de saúde para fazerem o exame. Ivanilde Teixeira, 40, é atendida na UBS Alvorada e tem diabetes há 13 anos.Já apresentando complicações na visão, para ela é importante cuidar da saúde.


“É de grande importância.Vivemos hoje com muita dificuldade de atendimentos de especialistas e nessa área, até mesmo na rede particular e eu fiquei bastante satisfeita e feliz em ser chamada para fazer esse exame hoje aqui”.


Os laudos serão entregues em até 40 dias no máximo. A iniciativa é uma forma de fortalecer e apoiar a atenção primaria nos municípios, explica a coordenadora do núcleo de Telessaúde estadual, Maristela Veiga.


“A maior dificuldade aqui no Estado é de especialistas.Temos poucos para fazer os laudos. A partir dos núcleos de Telessaúde, dentro do conceito de enviar informações em vez de pessoas, o custo é reduzido e a acessibilidade do paciente com o especialista é mais efetiva”.


O município de Boa Vista passou a atender desde o ano passado os pacientes diabéticos que utilizam as insulinas NPH e Regular, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Esses pacientes recebem os medicamentos e os insumos para aplicação das insulinas e o monitoramento da glicemia quando necessário nas unidades básicas de saúde mais próximas.


Além de disponibilizar os medicamentos e insumos, a Prefeitura mantém grupos operativos com hipertensos e diabéticos nas unidades básicas de saúde, onde eles recebem orientações e tiram dúvidas sobre alimentação adequada, atividades físicas, por meio de palestras e rodas de conversas.


A doença – A retinopatia diabética é uma complicação microvascular progressiva que pode culminar em perda visual grave e permanente.Existe a possibilidade de controle e prevenção se for detectada e tratada a tempo. Por isso pacientes com diabetes tipo 1 e 2 devem ser submetidos ao exame de fundo de olho para rastreamento da retinopatia.