Trânsito

Trânsito seguro - Pedestre precisa estar atento ao atravessar faixa e evitar acidentes

O pedestre é um elemento fundamental no trânsito, por isso, ele tem que contribuir para um tráfego mais seguro.

Por Naira Sousa

08/11/2018

Além dos condutores de veículos, os pedestres também precisam ficar atentos às suas obrigações no trânsito e obedecer às regras de circulação. Sendo assim, é necessário que alguns cuidados sejam tomados para evitar transtornos, principalmente no momento de atravessar a faixa de pedestre.

Acenar com as mãos na horizontal, antes da travessia, pode parecer simples, mas é uma atitude que pode evitar riscos ao próprio pedestre. “As pessoas ainda estão atravessando sem dar qualquer sinal. Isso é arriscado. É a própria vida dele em risco. Por isso o pedestre precisa ficar atento às suas obrigações”, disse o secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros.

Nas avenidas com mais de uma rolagem, é necessário que o pedestre atravesse a via fazendo o sinal com a mão até o final da faixa, aguardando que os veículos comecem a parar. Dessa maneira, os motoristas perceberão a intenção de atravessar e darão passagem.

Outra dica importante é ao atravessar sempre ficar olhando para conferir se algum veículo está ultrapassando os carros que pararam.  E somente começar a travessia quando todos carros estiverem parados. Iniciar a travessia tentando “forçar” que os veículos parem é extremamente perigoso.

A dona de casa Sônia Costa costuma atravessar a faixa de pedestre da avenida Ene Garcez, que fica muito movimentada ao final da tarde. Por isso, ela não deixa de dar o sinal com a mão. “Moramos em uma cidade onde a faixa é respeitada, mas não podemos entrar de qualquer jeito. Sempre espero todos os carros pararem para atravessar com segurança”, comentou.

A atenção redobrada deve ser dada aos motociclistas também, pois além de andar entre os carros, são mais difíceis de serem vistos em algumas ocasiões. Em casos onde houver semáforos, quando o sinal estiver “verde” para os veículos, o pedestre deve aguardar o sinal vermelho para que ele faça a travessia da pista em segurança.