Home|Notícias|Trânsito seguro - Pedestre precisa estar atento ao atravessar faixa e evitar acidentes
08/11/2018 16h38

O pedestre é um elemento fundamental no trânsito, por isso, ele tem que contribuir para um tráfego mais seguro

Jornalista: Naira Sousa

Além dos condutores de veículos, os pedestres também precisam ficar atentos às suas obrigações no trânsito e obedecer às regras de circulação. Sendo assim, é necessário que alguns cuidados sejam tomados para evitar transtornos, principalmente no momento de atravessar a faixa de pedestre.

Acenar com as mãos na horizontal, antes da travessia, pode parecer simples, mas é uma atitude que pode evitar riscos ao próprio pedestre. “As pessoas ainda estão atravessando sem dar qualquer sinal. Isso é arriscado. É a própria vida dele em risco. Por isso o pedestre precisa ficar atento às suas obrigações”, disse secretário municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros.

Nas avenidas com mais de uma rolagem, é necessário que o pedestre atravesse a via fazendo o sinal com a mão até o final da faixa, aguardando que os veículos comecem a parar. Dessa maneira, os motoristas perceberão a intenção de atravessar e darão passagem.

Outra dica importante é ao atravessar sempre ficar olhando para conferir se algum veículo está ultrapassando os carros que pararam.  E somente começar a travessia quando todos carros estiverem parados. Iniciar a travessia tentando “forçar” que os veículos parem é extremamente perigoso.

A dona de casa Sônia Costa costuma atravessar a faixa de pedestre da avenida Ene Garcez, que fica muito movimentada ao final da tarde. Por isso, ela não deixa de dar o sinal com a mão. “Moramos em uma cidade onde a faixa é respeitada, mas não podemos entrar de qualquer jeito. Sempre espero todos os carros pararem para atravessar com segurança”, comentou.

atenção redobrada deve ser dada aos motociclistas também, pois além de andar entre os carros, são mais difíceis de serem vistos em algumas ocasiões. Em casos onde houver semáforos, quando o sinal estiver “verde” para os veículos, o pedestre deve aguardar o sinal vermelho para que ele faça a travessia da pista em segurança.