Saúde

Centro Psicossocial de Boa Vista encerra 2018 com mais de 3.100 atendimentos psiquiátricos

Os usuários e servidores que atuam no Caps II comemoraram as conquistas de 2018 em uma grande festa nesta quinta-feira, 13, na sede.

13/12/2018

Jornalista: Jamile Carvalho
As celebrações de Natal e fim de ano já chegaram e os servidores, usuários e familiares do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) da prefeitura de Boa Vista comemoraram nesta quinta-feira, 13, não apenas o encerramento do ano, mas também as conquistas ao longo de 2018. De janeiro a novembro deste ano, ocorreram 3.199 atendimentos psiquiátricos e desenvolvidas 5.585 oficinas terapêuticas e práticas corporais.
O CAPS II tem proporcionado a reintegração e estabilização dos transtornos das pessoas junto à sociedade. Além do tratamento especifico para cada situação, são desenvolvidos diversos projetos e programas com foco no bem-estar dos usuários, entre eles, as oficinas de artesanato, compostagem e outros.
Pablinny da Cunha Sousa, 28, está em tratamento desde 2013. Ela trabalha como bolsista da Universidade Federal de Roraima, no núcleo Construir, que ajuda pessoas com algum tipo de deficiência. Ela afirma que melhorou bastante ao passar pelo centro psicossocial desenvolvido pela Prefeitura de Boa Vista. Todo o seu processo apresentou melhoras com as atividades desenvolvidas pelas equipes multidisciplinares.
______________________________________
“Melhorei muito, desde o momento que eu vi que necessitava fazer as oficinas juntamente com o tratamento psicológico. E com tratamento psiquiátrico, na verdade não estava tendo o entendimento de que necessitava fazer as duas coisas, pois trabalha tanto a motricidade como a cognição, além de vários aspectos que estavam por despertar. Tudo, de certa forma, contribuiu muito e tem contribuído para a minha boa saúde mental. O CAPS é uma família. Cada um ajuda o outro. Sou muito agradecida”, disse a estudante.
______________________________________
Pablinny da Cunha Sousa
A festa de confraternização contou com a apresentação do coral do servidor da prefeitura de Boa Vista, um delicioso almoço e sorteio de brindes. Além disso, muitos voluntários e parceiros doaram brindes, como o Projeto Crescer. A diretora do centro, Romina Melo Carvalho destaca que foram muitos desafios enfrentados, mas que foram superados no decorrer do ano com muita parceria e dedicação de todos.
Realizamos muitas capacitações para os nossos servidores juntamente com os das unidades básicas para fortalecer a rede integrada para que nossas unidades consigam acolher da melhor forma esses usuários. Temos hoje 90% das nossas medicações abastecidas em nossas farmácias e isso é muito bom, estamos de parabéns, hoje conseguimos atender com mais qualidade”, disse a diretora.
Romina Melo Carvalho - diretora do Caps II