ACOMPANHE A PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS Facebook Twitter Youtube SoundCloud Instagram
Home|Notícias|Festa da Melancia - Prefeitura e agricultores comemoram aumento da produtividade no PA Nova Amazônia
NOTÍCIAS
Agricultura e Pecuária
23/12/2018 10h28
Festa da Melancia - Prefeitura e agricultores comemoram aumento da produtividade no PA Nova Amazônia

Com o apoio da prefeitura, foram colhidas mais de 70 toneladas por hectare - Fotos - Cláudia Ferreira

Jornalista: Ceiça Chaves

 
Com o intuito de comemorar a grande produtividade da melancia em 2018, a Prefeitura de Boa Vista e os agricultores da Associação do Pólo 4 do Projeto de Assentamento Nova Amazônia, promoveram a primeira edição da Festa da Melancia. O evento marcou a colheita de mais de 70 toneladas do fruto na região por hectare.  
 
 

 
Foram 80 hectares plantados, graças ao impulso dado pela Prefeitura de Boa Vista através do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA), com a gestão da prefeita Teresa Surita. O local está se consolidando como Polo da Melancia graças a aposta de 28 famílias (vicinal 4) no plantio da fruta. 
 
Para Marlon Buss, secretário de Agricultura e Assuntos Indígenas, o propósito maior da festa é apresentar para a comunidade e ao Estado o grupo de produtores que se uniu para fazer um polo de produção. 
 

Sonora - Secretário Municipal de Agricultura Marlon Buss
 
“Eles já plantavam melancia, com baixa produtividade, então viemos com o conhecimento e as técnicas de produção e conseguimos um alto indicador de produtividade, acima de 79 toneladas por hectares. Identificamos no Brasil um indicador de 60 toneladas e aqui superamos esse número”, disse. 
 
A prefeitura garantiu a preparação da área (solo) para o plantio, com adubação, calcário e adubação de cobertura. Ainda assistência técnica presente em todas as etapas, ao que se deve o sucesso das lavouras de melancia. As frutas ficaram com excelente qualidade devido a todo investimento.
 
Antigamente as famílias da região, faziam pequenas lavouras, plantavam melancia, mas colhiam apenas 10% do que foi colhido. Para a presidente da Associação dos Agricultores do Pólo 4, Celivane Mendes, o apoio da prefeitura foi fundamental para alavancar a qualidade, a quantidade e a melhoria da condição financeira das famílias. 
 

Sonora: Presidente da Associação dos Agricultores do Pólo 4, Celivane Mendes
 
“Estamos muito feliz com a realização dessa festa. Agradecendo muito a prefeitura que tem nos apoiado nesse ano, tem aberto as portas com o PMDA, o que facilitou e aumentou muito a nossa produtividade. Pessoas que ainda não estavam cultivando por falta de insumos e máquinas, se uniram nesse projeto. Hoje somos 28 produtores empenhados na produção da melancia”, ressaltou.
 
Comemorando também estava o produtor André Lima, que há quatro anos se dedica no plantio melancia e este ano teve alta na produção, ocasião em que foram plantados 4 hectares já colhidos e, agora, mais quatro estão germinando. “O apoio da prefeitura facilitou muito para gente, nos forneceu os insumos, deu pra produzir mais. Agradeço por fornecer os adubos, as máquinas, que para a gente se torna muito caro”, ressaltou.
 

Sonora: Produtor André Lima
 
Foi o sábado todo de diversão com diversas brincadeiras, como a Olimpíada da Melancia, sorteios e brindes, exposição dos stands de empresas ligadas à área do campo, piscicultura, atividades lúdicas para a criançada e muito mais. À noite, o evento se encerra com o concurso Garota Melancia.  
 

 
Apenas no PA Nova Amazônia, a prefeitura ajudou na plantação de: 190 hectares de milho, 180 hectares de soja, 58 hectares de batata doce, 200 mil plantas de melancia, 37 hectares de feijão, 30 hectares de citros, e 10 mil plantas de tomate.
 
 
Acesse mais informações no Portal de Notícias da Prefeitura de Boa Vista.
Siga o Twitter @PrefeituraBV e curta a página facebook.com/prefeituradeboavista

Secretaria Municipal de Comunicação - SEMUC 
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco
 
Leia também
Infraestrutura Prefeita Teresa Surita entrega nova praça em Boa Vista, dessa vez no Conjunto Cidadão 19/03/2019 11h44 Prefeita Teresa Surita entrega nova praça em Boa Vista, dessa vez no Conjunto Cidadão Hoje a realidade das famílias da região é outra, com uma praça ampla, bem iluminada, com quadras poliesportivas, quiosque, equipamentos de ginástica, pista de skate e guarita de segurança. Agricultura e Pecuária Expodireto Cotrijal - Agricultores indígenas de Boa Vista visitam propriedades de referência no Rio Grande do Sul 19/03/2019 09h56 Expodireto Cotrijal - Agricultores indígenas de Boa Vista visitam propriedades de referência no Rio Grande do Sul Todos foram premiados no Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA) da Prefeitura de Boa Vista e puderam participar de uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro e também da América Latina, com foco na agricultura de precisão.
Cada vez melhor
Trânsito Prefeitura inicia intervenções na rua José Aleixo para aumentar a segurança de condutores e pedestres 19/03/2019 11h43 Prefeitura inicia intervenções na rua José Aleixo para aumentar a segurança de condutores e pedestres A rua José Aleixo, no bairro Asa Branca, passará a ser mão única a partir desta sexta-feira, 22. Por isso, os motoristas devem redobrar a atenção durante circulação sentido Centro – bairro, no trecho que inicia na avenida dos Bandeirantes até a avenida São Sebastião.

Servidor Servidores municipais iniciam primeiro Censo Previdenciário de Boa Vista 18/03/2019 16h51 Servidores municipais iniciam primeiro Censo Previdenciário de Boa Vista Teve início nesta segunda-feira, 18, o Censo Previdenciário da Prefeitura de Boa Vista, com objetivo de formar um banco de dados mais consistente e com qualidade nas informações relacionadas ao funcionalismo público municipal.
Trabalhando para Você
Trabalhando
FALE BOA VISTA LIGUE 156
Prefeitura Municipal de Boa Vista, Trabalhar e Cuidar das pessoas
Prefeitura Municipal de Boa Vista
Palácio 9 de Julho | Rua General Penha Brasil, 1011 - São Francisco | CEP: 69305-130 TELEFONE: 156 | Boa Vista - Roraima - Brasil