Serviços Públicos

Moderno e ágil - Central 156 resolve mais de 15 mil solicitações dos moradores em 2018

A Central 156 recebeu este ano mais de 18 mil ocorrências, geralmente solicitações de serviços públicos, de manutenção, denúncias e fiscalização.

Por Ceiça Chaves

06/12/2018

A Central 156, um dos principais canais de comunicação da Prefeitura de Boa Vista com a população, resolveu neste ano 15.579 demandas/pedidos da população de todos os bairros. Os serviços mais solicitados pelos moradores foram de manutenção em ruas e avenidas, com tapa buracos, poluição sonora, lâmpadas queimadas, terrenos baldios e fiscalização.

A central, uma iniciativa da gestão da prefeita Teresa Surita para aproximar os serviços públicos da população, funciona 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana. Qualquer pessoa pode entrar em contato com as equipes da Central e solicitar algum serviço público. Após isso, as demandas são encaminhadas para as secretarias responsáveis para providências.

Criamos esse canal para que a população possa ter acesso rápido, fácil e gratuito aos nossos serviços e solicitar reparos em qualquer bairro da cidade. É um sistema que foi se aperfeiçoando com o tempo e hoje funciona muito bem atendendo a milhares de pedidos dos moradores. Ninguém melhor do que os próprios boa-vistenses para falar sobre os problemas da sua rua, do bairro. E a prefeitura atende a praticamente todas as solicitações” , explicou a prefeita Teresa Surita .

__________________________________

Segundo o coordenador da Central 156, Adriano Barreto, todas as solicitações são analisadas e, quando possível, atendidas imediatamente.

Sempre procuramos atender prontamente todas as solicitações. Mas, logicamente, existem pedidos que demandam mais tempo e orçamento para que possam ser atendidos. A prefeita Teresa Surita zela para que a nossa população seja bem atendida, dentro das possibilidades, o mais rápido possível”, explicou Adriano .

__________________________________

Praticamente todos os anos a secretaria que mais recebe demandas da população é a de Serviços Públicos. Somente neste ano, mais de 13 mil pedidos foram destinados à pasta. Troca de lâmpadas foi o mais pedido, com registro de 3,5 mil solicitações. Nesses casos, as demandas são resolvidas de três a cinco dias. Denúncias de Poluição Sonora também tiveram registro alto, com 3,1 mil casos solucionados.

Os demais pedidos foram de recolhimento de animais mortos (1.052), serviços de tapa buraco (976), pedido de fiscalização de terrenos baldios (870), coleta de lixo (638) e limpeza de boca de lobo (595). Para o secretário municipal de Serviços Públicos, Daniel Peixoto, a central de atendimento é uma importante ferramenta que faz com que a prefeitura conheça as principais demandas da cidade.

Todas as demandas do 156 são prioritárias. A demanda chega e alguns casos vão direto para o setor competente. Quando solucionamos os casos, damos baixa no sistema da Central através de um relatório feito a cada 50 dias. Iluminação pública, animais mortos e poluição sonora são feitos de forma imediata. Outras solicitações já demandam um certo tempo”, explicou o secretário Daniel.

Daniel Peixoto, secretário municipal de Serviços Públicos