Social

Prefeita Teresa apresenta programa Família que Acolhe a ministro do Desenvolvimento Social e comitiva

O ministro estava acompanhado de uma comitiva de prefeitos do Rio Grande do Sul e representantes da Organização Internacional para Migrações (OIM).

Por Naira Sousa

17/12/2018

A prefeita Teresa Surita recebeu nesta segunda-feira, 17, a comitiva presidida pelo Ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame. Na ocasião, os visitantes puderam conhecer um pouco do trabalho eficiente da Prefeitura de Boa Vista voltado à primeira infância por meio do Programa Família Que Acolhe, que desenvolvido na zona oeste da capital.

A comitiva do ministro também contou com prefeitos do Rio Grande do Sul e representantes da Organização das Nações Unidas (ONU). Além de conhecer a estrutura física do FQA, o ministro viu de perto como são as palestras com os pais dos bebês. Beltrame foi bem recebido pelas crianças na brinquedoteca e tirou todas as dúvidas sobre o programa com a prefeita Teresa.

Prefeita Teresa Surita: "Hoje nós temos uma referência muito bem colocada no país com relação ao Família que Acolhe"

_____________________________________________

Hoje nós temos uma referência muito bem colocada no país com relação ao Família que Acolhe. E recebemos o ministro, mais uma vez, agora para visitar nossa sede, ver nosso atendimento, a programação que é feita, como trabalhamos integrando todas as secretarias envolvidas com a primeira infância. Sempre uma satisfação receber essas pessoas e mostrar o que conseguimos fazer com recursos próprios. Um trabalho moderno, baseado em comprovações científicas. Com isso vamos crescendo todos os dias”, ressaltou a prefeita Teresa Surita .

- Prefeita Teresa Surita

O ministro Beltrame destacou que o FQA deve ser modelo para todo o Brasil. Ele falou ainda da importância de cuidar da primeira infância, que é a fase da gestação aos 6 anos de idade da criança.

_____________________________________________

Na primeira infância, o bom cuidado tem um papel fundamental na vida dos bebês e a melhoria nas condições de renda no futuro de qualidade de vida. Essa é à base de tudo. E a prefeita Teresa compreendeu isso, como poucas pessoas compreenderam isso no Brasil inteiro e hoje dar exemplo que pode ser apresentado em qualquer lugar do mundo e que certamente será aplaudido e copiado por muita gente”, disse.

Ministro Alberto Beltrame: "Na primeira infância, o bom cuidado tem um papel fundamental na vida dos bebês"

-  Alberto Beltrame – ministro do Desenvolvimento Social

A representante da Organização Internacional para Migrações (OIM), Michele Barron, comparou o atendimento do FQA com trabalhos em outros estados.

_____________________________________________

Eu venho visitando muitos municípios em todo país, e esse é um exemplo fantástico, pois a mãe recebe atenção desde gravidez ate chegar à creche. Agradecemos também pelos serviços prestados aos imigrantes venezuelanos que estão aqui, todos tratados iguais. Parabéns!”, comentou.

- Michele Barron – Representante da Organização Internacional para Migrações (OIM)

O que é o FQA?

O programa Família Que Acolha (FQA) foi criado em 2013 e é reconhecido nacional e internacionalmente como uma política pública inovadora nos cuidados com o desenvolvimento infantil. Recentemente, o FQA recebeu o Prêmio Boas Práticas da Fundação Abrinq, apontado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como modelo de política pública integrada voltada à primeira infância.

Assistência social- A passagem do ministro por Boa Vista, ainda incluiu a entrega de três microônibus para a assistência social de Roraima. Os municípios beneficiados foram: Caracaraí, Rorainópolis e Amajari. Até março Boa Vista, Iracema, Alto Alegre, São João da Baliza e São Luiz do Anauá também vão receber os ônibus. A formalização da entrega dos veículos, contou com a parceria do Senador Romero Jucá.