Social

Prefeita Teresa é homenageada em Brasília pelo seu trabalho com a primeira infância

Prefeita foi homenageada pelo modelo de gestão e política pública desenvolvida em Boa Vista, voltada à primeira infância, com o programa Família Que Acolhe.

Por Shirleia Rios

06/12/2018

A prefeita Teresa Surita participou nesta quinta-feira, 6, em Brasília, do Encontro Nacional do Programa Criança Feliz, do Governo Federal. Durante a solenidade, a prefeita foi homenageada como exemplo gestora comprometida com a primeira infância, pelo modelo de gestão e política pública desenvolvida em Boa Vista, por meio do Programa Família Que Acolhe (FQA).

O FQA, criado em 2013 por Teresa, serviu de base para a implantação do Programa Criança Feliz, a nível nacional. Durante o encontro, foi feito lançamento do livro “Dá ciência à prática”, lançado pelo Governo Federal, que traz em suas páginas referências do programa FQA, de Boa Vista, e conta a história de sua implantação, atuação dos profissionais até se transformar num case de sucesso premiado mundialmente.

“Estou muito feliz por estarmos sendo reconhecidos dessa maneira. Vamos continuar com um trabalho mais forte ainda no ano que vem, atendendo um número muito maior de crianças e de famílias, porque os três primeiros anos de vida são para sempre”, frisou a prefeita Teresa Surita.

É Boa Vista dando exemplo ao Brasil sobre boas práticas. Isso nos enche de orgulho e nos faz acreditar que estamos no caminho certo. Cuidar da criança melhora a família e a sociedade. Vocês ainda ouvirão falar muito sobre o resultado do nosso trabalho com primeira infância. Ser exemplo para a America Latina é muito gratificante”, continuou Teresa .

________________________________

O FQA foi implantado em Boa Vista com base em evidências científicas, em estudos e pesquisas de universidades importantes, até mesmo do exterior, como Harvard, e os experimentos mostraram que investir na primeira infância, que é fase mais importa da vida faz diferença e traz resultados na relação entre pais e filhos, número de palavras aprendidas, o desenvolvimento cognitivo, relação com a escola, segurança emocional quando adultas, entre outros benefícios.

“Sou uma grande entusiasta do trabalho com a primeira infância. Li, estudei, compreendo claramente que o maior legado para o mundo é dar condições de uma criança viver bem e com amor enquanto criança. Isso pode transformar tudo”, concluiu a prefeita.

Osmar Terra, deputado federal e futuro ministro da Cidadania e Ação Social, também elogiou as ações realizadas em Boa Vista.

Nessas políticas públicas como tem em Boa Vista, que é um exemplo para o Brasil, nós temos a possibilidade de chegar nas famílias mais pobres. São programas que mudam a sociedade e fazem toda a diferença para o resto da vida”, explicou Osmar Terra .

________________________________

Além de assistentes sociais e educadores, participaram do evento representantes de organizações internacionais, como Unicef, ONU e Unesco.