Turismo

Prefeita Teresa Surita assina processo de construção do Parque do Rio Branco e avenida Beira Rio

O valor liberado é de 70 milhões, por meio de um convênio com o Ministério do Turismo, recursos já garantidos em Brasília com parceria do senador Romero Jucá.

Por Shirleia Rios

14/12/2018

A prefeita Teresa Surita assinou nesta sexta-feira, 14, o contrato de repasse de requalificação do Parque Rio Branco, referente à terceira intervenção da obra que corresponde o início da construção do parque, paisagismo, espelho d’água, mirante, píer turístico e construção da avenida Beira Rio.

O valor liberado é de 70 milhões, por meio de um convênio com o Ministério do Turismo, recursos já garantidos em Brasília com parceria do senador Romero Jucá. Idealizada pela Teresa Surita, a obra é uma das maiores e mais modernas da capital, que está transformando o antigo Caetano Filho em um dos principais pontos turísticos de Boa Vista e que vai mudar toda a concepção do centro histórico de Boa Vista, pois vai reascender o Centro da cidade com a geração de emprego e renda.

A terceira intervenção da obra corresponde o início da construção do parque e da avenida Beira Rio

“O mais importante é que a gente conseguiu assegurar o recurso e a liberação dele. Isso é a tranquilidade de que a obra não vai parar e que em dois anos é possível executar toda obra do Parque do Rio Branco e mais a avenida Beira Rio. Eu estou muito feliz, um projeto como esses Boa Vista vai dar outro salto de qualidade, com geração de emprego, modernidade, na questão turística”, garantiu a prefeita.

- Prefeita Teresa Surita

Prefeita Teresa Surita: "Um projeto como esses Boa Vista vai dar outro salto de qualidade"

Teresa ressaltou que as pessoas vão aproveitar muito esse espaço, que vai mudar a realidade do Centro. “Com a retirada do Caetano Filho, com todas essas obras estruturantes, o comercio da Jaime Brasil vai melhorar, vai reacender e a nossa cidade vai ter uma economia melhor. Eu fico muito feliz mesmo de ter conseguido, através do senador Romero Jucá, a liberação e a continuação dessa obra”, disse.

O senador Romero Jucá destacou que esse é um recurso muito importante e que, mais importante ainda, é a obra que será feita, que vai ajudar a transformar Boa Vista numa cidade ainda aprazível, com mais qualidade de vida.

“Fico feliz de ter conseguido esse recurso. Como muda o Governo Federal, normalmente demora um tempo para as coisas acontecerem. Nesse caso não. Garantimos agora em dezembro a liberação do recurso e no próximo ano, com dinheiro em caixa, a prefeitura já vai poder tocar essa obra com toda celeridade”, garantiu o senador.

- Sen. Romero Jucá

O projeto já está aprovado pela Caixa Econômica Federal para iniciar a licitação. “Esse projeto vai se tornar a coisa mais linda do Norte. E a Caixa participa como parceira da prefeitura. A área de engenharia da Caixa está preparada. Já aprovou praticamente todos os projetos e estamos agora aguardando só o início das obras”, disse o superintendente da Caixa Econômica em Roraima, Severino Rivas.

- Severino Ribas – Superintendente regional da Caixa Econômica

Como a terceira ser intervenção

Será dividida em duas fases: a primeira, correspondente à construção do parque, paisagismo, espelho d’água, mirante, píer turístico. A segunda: construção da avenida Beira Rio, que seguirá da Ponte dos Macuxi até o Parque do Rio Branco.

Primeira Intervenção

A primeira intervenção foi o mapeamento da área do Caetano Filho, levantamento do perfil das famílias, e as indenizações pagas pela prefeitura aos moradores que foram retirados do local

Segunda Intervenção

As obras da segunda intervenção estão em fase de finalização. Compreende a canalização do Igarapé Caxangá – no trecho da avenida Ville Roy até o Rio Branco, a elevação da avenida Sebastião Diniz e o ajuste no nível da área para prevenção de enchentes.

Investimento - A área de interesse social Caetano Filho era uma região de alagamento e está sendo transformada em ponto turístico. A prefeitura iniciou o processo de desocupação do Caetano Filho em 2017, por meio de negociação com os proprietários das casas, de forma justa e pagando as devidas indenizações.

Muitas famílias mudaram de vida e vivem hoje em situação melhor, em áreas livres de alagamentos. Investimentos reduziram em 91% o número de famílias desalojadas em 2018.  De acordo com a Defesa Civil Municipal, a redução no número de desalojados em 2018 foi 91% menor do que durante o inverno de 2017.

Parque do Rio Branco - O Projeto foi elaborado pelo arquiteto Claudio Nina, que projetou a Ponta Negra, em Manaus. O local foi pensado para receber a cheia do rio sem prejuízo à estrutura. Vai contar também com infraestrutura completa de lazer e esporte, contemplando área de bosque, bicicletário, torre mirante, área de convivência, além de praia urbanizada na orla do Rio Branco.

Homenagem – Na ocasião, a prefeita Teresa prestou uma homenagem ao senador Romero Jucá, parceiro das ações da prefeitura e também das obras do Parque do Rio Branco. Teresa ressaltou que sem a ajuda do senador não seria possível fazer tantos investimentos na capital, como por exemplo, as obras estruturais do Complexo Ayrton Senna, de drenagem em vários pontos da cidade, do Teatro Municipal, das praças, a Vila Olímpica, da Orla Taumanan, entre outros.

“O senador Romero Jucá é meu parceiro, meu conselheiro, meu apoiador. O resultado de todo esse trabalho, tem autoria, tem DNA e tem por trás, alguém que nunca mediu esforços para que pudéssemos alcançar todas essas conquistas. Nós fazemos da menor capital do país, a melhor cidade em qualidade de vida”, garantiu a prefeita.