Tecnologia

Programa de Talentos - Com apoio da Prefeitura, projetos tecnológicos e inovadores são apresentados a investidores

Nesta quarta-feira, 12, ocorreu o Demo Day, no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), evento onde empreendedores participantes do Programa de Talentos tiveram a oportunidade de apresentar suas startups para investidores.

Por Shirleia Rios

12/12/2018 - Última atualização 10/08/2021

A gestão municipal inova mais uma vez e se destaca na área da tecnologia e da inovação por meio de conceitos que garantem modernidade à capital. Nesta quarta -feira, 12, ocorreu o Demo Day , no Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), evento onde empreendedores participantes do Programa de Talentos tiveram a oportunidade de apresentar suas startups para investidores.

Os sistemas foram criados por 32 profissionais, que fizeram breve apresentação de seus projetos durante a solenidade. E em seguida, mostraram na prática como cada um funciona. “Este ano alcançaremos uma grande meta. Vamos transformar sete startups do Programa de Talentos em empresas reais em Boa Vista. Eles ter ão um produto de verdade em mãos, que poderão vender para o mundo”, destacou a prefeita Teresa Surita.

Estes sistemas serão utilizados pelas secretarias do município para auxiliar no trabalho do dia a dia. Para o vice-prefeito Arthur Henrique Machado, secretário de Tecnologia, esse é o resultado de uma gestão moderna e comprometida, que trabalha com planejamento, sempre pensando no futuro.

“Selecionamos 32 profissionais dentro de 200 na área de tecnologia, que se inscreveram no projeto e desenvolveram sete soluções, em sete seguimentos diferentes que podem atender a própria Prefeitura de Boa Vista. Agora na próxima etapa é garantir que esses produtos das setes startups possam ser vendidos, não apenas para Boa vista, mas para qualquer outra cidade do Brasil ou até mesmo de fora do Brasil”, explicou Arthur.

Programa de Talentos – Foi criado com o intuito de fomentar o surgimento de novas empresas de Tecnologia da Informação no município de Boa Vista, por meio da seleção de jovens profissionais talentosos, com o objetivo de conseguirem investimento para os seus negócios crescerem.

“O programa de Talentos surgiu do sonho da prefeita Teresa, de transformar Boa Vista em um polo de tecnologia. Vários países se destacaram e se desenvolveram levando em consideração que a tecnologia pode ser vendida para qualquer lugar do planeta. Teresa, desde o início, quer trazer esse conceito para Boa Vista também. E o Programa de Talentos se consolidou como o primeiro projeto que vai em busca desse sonho”, destacou Arthur Henrique.

Os pressionais que atuam no desenvolvimento das soluções tecnológicas do programa, vem o Programa de Talentos como uma oportunidade de crescimento profissional, como destaca Igor Silva, que integra a startup DonationLab , uma das soluções tecnológicas selecionadas.

“Nosso objetivo principal é auxiliar ONGs e entidades sociais, associações que trabalham com serem humanos, animais em estado de vulnerabilidade, com foco principal nas doações: de alimentos, de vestimentas, medicamentos, material escolar, livros, inclusive itens destinados aos animais, no caso as ONGs que trabalham com animais. Se tudo der certo, como a gente espera, a gente vai expandir isso para o Brasil”, disse.

O programa conta com a parceria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RR).

Conheça os projetos apresentados

1 . Cidade Social Mobile – Aplicativo de interação com as beneficiárias do Programa Família que Acolhe (FQA), que simula a comunicação do bebê com a mãe onde a criança informa os cuidados essenciais de cada fase da gestação.

2. Stream BV Plataforma de comunicação social que implantará um canal de TV corporativa dentro das unidades de atendimento de toda a prefeitura. A solução permite de forma facilitada mostrar os projetos e serviços executados na cidade para a população, garantindo um ganho de capital político.

3. BV128 – É um aplicativo de realidade virtual que tem como objetivo principal transportar virtualmente os alunos para períodos históricos da cidade de Boa Vista.

4. Resíduos Sólidos – Plataforma auxiliará no processo de gestão de resíduos, iniciando pelos Resíduos da Construção Civil, acompanhando o caminho dos resíduos desde a geração, passando pelo transporte, até a destinação final. Possibilitará a redução dos descartes irregulares e a geração de emprego e renda.

5. DonationLab – Aplicativo que tem como principal objetivo a redução da fome, criando uma ponte segura entre doadores de alimentos e necessitados.

6 . BVGEO – Projeto que tem o objetivo de integrar as diversas bases de dados geográficas do município.

7 . Mineração de Dados – Startup prestadora de serviços de integração de dados, geração de indicadores, relatórios e criação de dashboards (indicadores de metas e perspectivas), através da manipulação de grandes volumes de dados e aplicação de novos conceitos de Inteligência Artificial.