Infraestrutura

Boa Vista linda - Manter a cidade limpa é um ato de amor e faz dela um local melhor para se viver

Por Emanuele Pasqualotto

17/01/2019

Todo mundo vê Boa Vista com belos jardins, muitas flores, árvores abundantes, praças bem cuidadas, ruas e avenidas limpas, calçadas e meio-fio recuperados. Mas poucos sabem que por trás de toda essa organização, há muito planejamento da Prefeitura de Boa Vista e trabalho dedicado dos colaboradores que atuam diariamente, faça sol ou chuva, na capina do mato, varrição de ruas e avenidas, coleta de lixo doméstico, limpeza de abrigos de ônibus e espaços públicos como praças, recolhimento de entulho e galhadas, dentre outros.

Todo esse serviço é feito por um time que cuida de Boa Vista como se estivesse cuidando da própria casa. Por todos os lados, onde se anda, é possível ver uma equipe da prefeitura atuando para deixar as ruas limpas, meio-fio pintados, grama aparada, jardinagem em dia, abrigos de ônibus limpos e pessoas cuidando dos espaços públicos. Esse cuidado reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas, que aproveitam uma cidade organizada e bem cuidada.

Todo esse trabalho faz parte do plano de governo da prefeita Teresa Surita em transformar Boa Vista na melhor cidade do Brasil para se viver em qualidade de vida, trazendo resultados positivos para as vidas das pessoas através de trabalho, cuidado, compromisso e muito planejamento, investindo os recursos públicos com responsabilidade.

Por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA) é feita ainda a limpeza dos igarapés e córregos, importante serviço de prevenção que ocorre durante o ano todo, preparando a cidade para a chegada do inverno.

E quem trabalha cuidando da cidade com muita dedicação é o senhor José Nilton Soares, que há três anos e meio anda pelas ruas de Boa Vista limpando e recolhendo todo tipo de lixo. Para ele, uma cidade suja é uma cidade sem vida. A capital pode ser pequena, mas ela tem a beleza dela e a gente tem que cuidar da beleza que ela tem, das ruas, bairros, das próprias ciclovias. É muito importante, embora tenham pessoas que não levem em consideração”, considerou.

José Nilton contribui diretamente para manter as ruas limpas e bem organizadas

Para o Jhonatan Max Silva de Oliveira, que cuida dos belos jardins espalhados pela cidade, a importância do seu trabalho está nas paisagens que são proporcionadas à população de Boa Vista. Se a cidade está limpa todos elogiam. Se não, vêm as críticas, mas o importante é uma cidade limpa, com as plantas bem cuidadas e bem organizadas”, disse.

Jhonatan Max Silva de Oliveira – trabalhador

Segundo Cláudia Lopes da Silva, que integra a equipe que faz a limpeza dos abrigos de ônibus, os usuários fazem muitos elogios ao chegar e encontrar o local limpo. É muito importante poder contribuir com a cidade, vê-la limpa e poder fazer alguma coisa, ajudar a prefeita nessa luta”, concluiu.

Claudia Lopes sente orgulho de poder contribuir com a limpeza dos abrigos e colaborar com a qualidade de vida de quem precisa utilizar o transporte coletivo

Cidade boa de se viver

Não à tôa, Boa Vista é uma das melhores cidades para se viver e criar os filhos, de acordo com pesquisa da revista exame feita em 2017, ficando em 11º lugar. Quem anda pela cidade, consegue ver em todos os locais a dedicação em relação à limpeza, jardinagem e urbanismo da cidade.

Isso tem sido um trabalho realizado desde o primeiro ano de gestão da prefeita Teresa Surita e se vem investindo cada vez mais, fazendo com que a gente possa ter uma qualidade de vida muito melhor. É perceptível o aumento da limpeza na cidade. Na verdade, com todo este trabalho ao longo dos seis anos, de educação também da população e de apoio, hoje temos uma cidade muito mais limpa do que há seis anos”, destacou o secretário adjunto de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Edimir Neto.

A população pode contribuir com a limpeza da cidade, evitando jogar depositar lixo, galhadas e entulhos nas ruas, córregos e igarapés, podendo informar por meio do número 156 quaisquer ações irregulares.