Home|Notícias|Parque do Rio Branco - Benefícios vão além de um novo cartão postal para Boa Vista
10/01/2019 14h22

Obras iniciais compreendem a canalização do igarapé Caxangá, além da elevação da avenida Sebastião Diniz e o ajuste no nível da área para prevenção de enchentes

Jornalista: Emanuele Pasqualotto

As obras de construção do Parque do Rio Branco avançam a cada dia e os benefícios vão além de um novo cartão postal para Boa Vista. Isso porque a prefeitura resolveu um antigo problema de moradia e retirou mais de 350 famílias que viviam debaixo de barracos de madeira, em casas de árvore, em áreas de preservação ambiental, zonas de violência, prostituição e alagamentos.

A revitalização do local, onde antes estava a área de interesse social Caetano Filho (conhecida como Beiral), teve início ainda em 2017, quando o município iniciou o processo de desocupação por meio de negociação com os proprietários das casas, de forma justa, e pagando as devidas indenizações.

Desde então, as famílias mudaram de vida e estão morando em bairros muito melhores, com mais infraestrutura, ofertas de serviços públicos mais eficientes e sem a preocupação de ter de sair de casa todo período de inverno.

Nossas ações e os investimentos que fazemos em Boa Vista vão muito mais além do que melhorar a infraestrutura dos bairros. Nós mudamos a vida das pessoas. Cada obra de asfalto, cada construção de drenagem, cada projeto social em plena atividade muda para melhor a realidade dos moradores da capital. Isso é comprometimento, gestão pública responsável. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas com muito trabalho e determinação, temos avançado a cada dia”, garante a prefeita Teresa Surita.

Prefeita Teresa Surita

Por mais de dez anos, Rosilene viveu em uma árvore

Perto de completar 66 anos, a aposentada Rosilene Morais da Costa também saiu do Caetano Filho e hoje vive em um apartamento no bairro Mecejana com banheiro, área de serviço, além de fogão, geladeira e outros móveis. Mas nem sempre foi assim. Por mais de dez anos ela viveu em uma árvore, próximo ao antigo campinho de futebol do Beiral. E sempre sozinha, garante ela, que nunca se casou ou teve filhos.

O problema maior eram as cheias do rio. Ela chegou a perder alguns móveis que ficavam no solo, mas que foram arrastados pelas enxurradas. Em sua nova fase de vida, não sente falta da vida antiga. “Passei por muita coisa e agora estou muito feliz, morando num lugar sossegado, que não alaga”.

Obras do Parque avançam em vários trechos

A prefeita Teresa Surita visitou a região nesta semana, percorreu o trecho da canalização do Igarapé Caxangá que já se aproxima do rio Branco, e vistoriou o aterro que vai elevar a base do local, o que evitará alagamentos durante o inverno. Ela destacou que o projeto do parque é complexo e que depende de muitos fatores, mas espera que seja concluído por completo até 2020.

Nós vamos trabalhar para que possamos chegar lá. O melhor de tudo é que aqui era uma área que alagava e nós conseguimos retirar 350 casas indenizando todas as pessoas, dando uma qualidade de vida melhor para elas hoje. E acabou o problema de alagamento nesse bairro, o que para nós era um transtorno enorme, pois a cidade é plana, cortada por sete igarapés e passamos sempre por muitas dificuldades na época do inverno. Então temos muito a comemorar e em 2019 trabalhar forte para concluir a obra até 2020, se Deus quiser”, declarou.

Para a continuação da obra e início, de fato, da construção do Parque, os recursos já estão garantidos pela prefeita Teresa em parceria com o senador Romero Jucá e terá duas fases. A primeira contemplará: urbanização, trilha, mirante e local para ancorar barcos turísticos. Na segunda, será feita a construção da avenida Beira Rio, que segue da Ponte dos Macuxi até o Parque do Rio Branco. Os trabalhos iniciarão assim que a primeira etapa for concluída.