Home|Notícias|Prefeitura apresenta Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos a empresários e trabalhadores da construção civil
10/01/2019 16h58

No encontro foi apresentado a classificação dos tipos de resíduos e como dar a correta destinação para cada tipo material.

Jornalista: Edson Ribeiro

Na tarde desta quarta-feira, 9, a Prefeitura de Boa Vista apresentou o Plano de Gerenciamento Resíduos Sólidos para os empresários da construção civil. A apresentação aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (FIER).

A ação faz parte do processo de implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos iniciado no segundo semestre do ano passado pela prefeitura. Depois da apresentação, técnicos da prefeitura ministraram um treinamento para os representantes das empresas da construção civil.

O treinamento teve como objetivo informar a maneira correta de descartar os restos de construção. Tudo de acordo com as normas nacionais de manejo. Entre as informações, foi apresentado a classificação de cada um dos tipos de resíduos, dados fundamentais para o correto manuseio e depósito das sobras de construção.

De acordo com o vice-prefeito Arthur Henrique, o processo de criação do  Plano de Gerenciamento de Resíduos teve início em 2016, com a participação de diversos segmentos sociais da cidade. E agora já está sendo implantado efetivamente.

Arthur Henrique – vice-prefeito

“Aqui nós estamos fazendo uma espécie de treinamento para que os geradores de resíduos da construção civil, informando como vai ser o novo processo de gestão desses resíduos que representam o maior volume dentro dos tipos de resíduos que nós temos. Então, a prioridade da prefeitura é garantir que os resíduos sigam os processos exigidos pelas normas nacionais”, explicou.

Henrique disse ainda que a partir do próximo mês não será permitido o descarte de sobra de construção no aterro sanitário municipal. Ele explica que o resíduo da construção tem valor econômico.

É um resíduo caro, então ele deve ser reaproveitado de alguma forma, transformado em agregado reciclado e ser reaproveitado em obras. A partir de agora estamos iniciando este processo, então as áreas de destinação privadas obrigatoriamente terão que receber estes resíduos. Além da destinação correta estamos gerando empregos e rendas”, finalizou.