Transporte Urbano

Primeira Infância - Abrigos de ônibus em Boa Vista reforçam os cuidados com as crianças

Por Ceiça Chaves

15/01/2019

Você já parou para observar as mensagens adesivadas nos abrigos de ônibus em Boa Vista? Além de modernos, climatizados, com geração de energia solar, os novos abrigos transmitem mensagens importantes sobre os cuidados com a primeira infância, no que diz respeito ao fortalecimento de vínculos, amamentação, brincadeiras, atenção, dentre outros elementos importantíssimos para o crescimento saudável das crianças.

Esta é uma forma da gestão da prefeita Teresa Surita de levar um pouco os ensinamentos do Programa Família que Acolhe para as ruas da capital. Um programa que, desde 2013, vem se destacando nacional e internacionalmente pelas ações sociais e de acompanhamento de gestantes e crianças até os seis anos de idade, o que está fazendo com que Boa Vista seja reconhecida como a capital da Primeira Infância.

Tudo que fiz e faço por Boa Vista é com amor. Os abrigos são um exemplo disso, pois modernizamos estes espaços e vimos a oportunidade de colocar mensagens e dicas para os usuários, principalmente relacionadas ao principal tema das minhas duas últimas gestões, que é a primeira infância”, disse a prefeita.

Os abrigos climatizados receberam seis temas diferenciados: Higiene pessoal, Hábito da leitura, Alimentação saudável, Importância de brincar, Relação familiar e Educação escolar. Em todos eles, há dicas essenciais para o cuidado dos pais com os filhos, como estreitar os laços afetivos através da leitura, carinho e atenção, tudo o que uma criança precisa na idade da primeira infância.

Mensagens como Se mudarmos o começo da história, mudamos a história toda”, “O carinho e atenção às crianças são instrumentos de transformação para a sociedade” e “Uma mudança no olhar. Um gesto de atenção. E assim podemos mudar toda uma nova geração”, estão nos encartes dos abrigos.

A estudante de veterinária Luana da Silva, 20, todos os dias pega ônibus para se deslocar do bairro Jóquei Clube à universidade onde estuda. Como boa observadora, ela achou valiosa a iniciativa da prefeitura, em especial, o tema do hábito de leitura com as crianças.

Luana da Silva, usuária de transporte coletivo

Muito importante porque quando a criança não aprende cedo ela vai crescendo sem criar bons hábitos, e fica uma adolescente problemática e adulta sem interesse para aprendizagem. Em frente à faculdade tem um que fala da leitura. Eu sou uma pessoa que gosto muito de ler, tenho esse hábito desde pequena. E o que mais vejo hoje são crianças sem interesse pelos livros”, declarou.

Equipamentos e serviços públicos são priorizados para as crianças

Todos os investimentos da prefeitura na cidade são pensados especialmente para as crianças. Nas obras das praças, com playgrounds coloridos, seguros, modernos, com pisos emborrachados, tudo é pensado para a convivência dos pais com os filhos.

Nas escolas, a prefeitura investe muito na modernização do ensino com tablets , notebooks, mesas pedagógicas, construção de parquinhos modelos e com acessibilidade, robótica, além de merenda de qualidade, segurança e conforto.

No Hospital da Criança os investimentos também melhoram os serviços de saúde. Nos últimos anos, a única unidade hospitalar infantil de Roraima passou por reformas, ampliação e transformação. A prefeitura já entregou três blocos novinhos, totalmente reconstruídos e, atualmente, finaliza as obras do bloco C da unidade. Tudo para oferecer um atendimento mais humanizado e eficiente aos pequenos pacientes.

No esporte, a prefeitura também atende milhares de crianças em horário oposto ao das aulas com as escolinhas da Vila Olímpica Roberto Marinho. São atividades de natação, basquete, futebol, box, dentre outros, todos com profissionais de educação física qualificados, que ocupam o tempo das crianças e adolescentes e as retiram das ruas.

Os investimentos no trânsito também são pensados para as crianças. É que a prefeitura prioriza a sinalização horizontal e vertical, além da instalação de placas luminosas nas faixas de pedestres em frente às escolas, garantindo a segurança dos estudantes, sejam de escolas públicas ou privadas.